«A bolsa portuguesa está em queda acentuada esta quarta-feira, com o principal índice, o PSI 20, a perder mais de 6%, às 11 da manhã. O BCP nunca valeu tão pouco.
A Bolsa de Lisboa estava a cair 6,36% às 11 horas. Três horas depois de uma abertura em queda, o PSI 20 mantinha a tendência descendente, com o BCP a atingir um mínimo histórico, com as as acções cotadas nos 55 cêntimos cada.
É a reacção dos mercados ao aumento do risco da dívida portuguesa, segundo a avaliação da agência de notação financeira Standard & Poor's, que baixou o "rating" da república em dois níveis, de A+ para A-.
"Os investidores entraram em pânico por causa do efeito contágio. A aversão ao risco vai continuar até que os problemas sejam resolvidos", explicava um gestor de fundos à agência Bloomberg, citado no Diário Económico.
A bolsa portuguesa abriu hoje, quarta-feira, em queda acentuada, com o principal índice, o PSI 20, a perder 4,33%, para os 6843,00 pontos. Os títulos da banca são os mais penalizados pela desconfiança dos investidores, com o BCP a perder 13% no arranque da sessão, às 8 da manhã.
Uma hora depois, a desvalorização do Banco Comercial Português estava perto dos 9%. Às 10 horas o BCP caía 8,94%. o BPI 8,33% e o BES 5,83 %. Às 11 horas, o BPI corrigia ligeiramente, com uma descida situada nos 6,53%, enquanto BES (7,35%) e BCP (9,69%) acentuavam as quedas.
Os pesos pesados do PSI 20 também sofrem com o "sell-off", com a Galp a desvalorizar 5,56%, a EDP 4,72, a PT 4,72%, a Brisa 6,7% e a Zon 9,6%.
Na terça feira, o PSI 20 encerrou a perder 5,36 %, para os 7152,42 pontos, tendo sido uma das bolsas que mais caíram entre as principais praças europeias.
A queda dos mercados, em consequência do aumento do risco da dívida portuguesa levou o ministro Teixeira dos Santos a exortar à união dos partidos. Pedro Passos Coelho foi o primeiro a responder e tem já agendada uma reunião, esta manhã, com o primeiro-ministro José Sócrates, para discutir o "ataque especulativo" dos mercados a Portugal.»
Texto in JN online, 28-4-2010
Título e subtítulo do Zorate
Sem comentários:
Enviar um comentário