Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 24 de abril de 2010

Brasil: Padre de 83 anos acusado de abusar sexualmente de menores...


Um vídeo que revela o padre Luiz Marques Barbosa, de 83 anos, detido no passado domingo por pedofilia em Arapiraca, a fazer sexo oral com um jovem acólito, transformou-se numa ‘febre’ naquela cidade brasileira do estado de Alagoas. Vendedores ambulantes não têm mãos a medir, comercializando as imagens em duas versões: uma reduzida e uma outra com as imagens integrais do acto.


A versão mais curta, que mostra apenas parte do acto sexual numa sala da paróquia, é vendida pelo equivalente a dois euros. A versão completa, sem cortes e com maior qualidade, por quatro. Para evitarem problemas com a Polícia, os vendedores ambulantes passam as imagens para o comprador através de telemóvel. A versão reduzida é transmitida via Bluetooth, a completa via cabo de transmissão de dados. Segundo os vendedores, o vídeo, que foi exibido por uma emissora de televisão há um mês, já era muito requisitado na cidade mas agora, com a detenção do padre, transformou-se num sucesso de vendas.

O padre Luiz Marques, recompensado pelo Vaticano com o título de monsenhor por serviços prestados, foi preso após o juiz que presidia à audiência sobre o caso ter assistido ao vídeo. O alegado pedófilo é acusado de abusar sexualmente de menores, alguns dos quais eram, alegadamente, assediados nos confessionários. Já depois de detido, o padre Luiz Marques afirmou que há mais de dois anos que era chantageado pelos rapazes que gravaram em segredo o vídeo. Versão confirmada ontem pelo bispo de Penedo, D. Valério Breda, superior de Luiz Marques, segundo o qual os rapazes lhe exigiram também dinheiro para não divulgarem as imagens, o que ele recusou.

BENTO XVI ACEITA RESIGNAÇÃO DE BISPO BELGA

O Papa Bento XVI aceitou a resignação do bispo de Bruges (Bélgica), Roger Vangheluwe, que admite ter abusado de um jovem familiar.

'Quando era ainda sacerdote, mas também durante algum tempo depois, abusei sexualmente de um jovem da minha família. A vítima ainda hoje sofre', declarou o bispo, de 74 anos, que assegurou ter pedido desculpa à vítima e à família. Com a resignação d este bispo, são já quatro os prelados que, só nesta semana, abandonaram funções na sequência do escândalo de pedofilia que afecta a Igreja Católica.


PROCESSO NOS EUA

A Santa Sé desvalorizou um processo judicial intentado contra Bento XVI e altos funcionários do Vaticano por um norte-americano que afirma ter sido abusado por um padre.

MESA-REDONDA

Teve ontem início, em Berlim, uma mesa-redonda convocada pelo governo alemão para falar do problema da pedofilia. Os objectivos são debater formas de ajudar as vítimas e também elaborar programas de prevenção.













Texto in CM online, 24-4-2010
Vídeos in YouTube
Imagem de padres in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.