O presidente interino da Polónia, Bronislaw Komorowski, o primeiro-ministro Donald Tusk e o irmão gémeo de Kaczynski aguardaram a chegada do caixão coberto pela bandeira da Polónia, no aeroporto militar de Varsóvia.
Depois de uma curta cerimónia religiosa, o corpo foi escoltado até ao palácio presidencial, onde ficará em câmara ardente numa sala a que o público terá acesso.
Os corpos dos outras vítimas, incluindo diversas personalidades da elite polaca, foram transportados para Moscovo, onde se vai proceder à identificação dos cadáveres.
Os investigadores estão a analisar os registos de voo, mas a hipótese de falha técnica do aparelho já foi descartada.
De acordo com a agência Reuters, milhões de pessoas em luto encheram as igrejas do país neste domingo, para prestar homenagem aos falecidos. A frente do palácio presidencial, em Varsóvia, é agora um enorme “santuário” de homenagem às vítimas do desastre aéreo.
A Polónia iniciou hoje uma semana de luto em memória das 97 vítimas do acidente aéreo do avião que transportava a comitiva presidencial até Katin, na Rússia, para uma homenagem a 20 mil cidadão polacos assassinados a mando de Estaline, durante a II Guerra Mundial.
Texto e vídeo in JN online, 11-4-2010
Foto in Google
Sem comentários:
Enviar um comentário