quarta-feira, 30 de junho de 2010
Simão culpado da desgraça nacional, diz Mourinho...
terça-feira, 29 de junho de 2010
Moscatel de Favaios (10 anos) ganha medalha de ouro no Canadá...
A medalha de ouro foi para o Moscatel de Favaios, 10 anos. E as medalhas de Prata para Favaios e Favaíto.
De acordo com uma nota de imprensa da Adega Cooperativa de Favaios, as distinções foram obtidas entre mais de 600 produtores, de 32 países que se juntaram nesta competição internacional.
"No entanto, o atestado de qualidade internacional destinou-se a apenas 60 marcas desse universo, entre as quais Favaios 10 anos, já premiado no início do ano em França, Reino Unido e Itália", nota ainda o mesmo comunicado.
A Adega Cooperativa de Favaios tenciona posicionar as suas marcas no mercado internacional e prepara-se, nesse âmbito, para investir já este ano cerca de 5% da sua facturação resultante das exportações de Favaios e Favaíto.
O volume de produção destas duas bebidas ronda os 3 milhões de litros, mais 7% que os últimos 2 anos.
in Expresso online, 29-6-2010
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Diz o roto Narciso ao Sócrates nu:
porque não te vestes tu?
Notas do Zorate:
Haverá em Portugal alguém que tenha praticado mais que Narciso Miranda o caciquismo puro e duro?
Alguém se esqueceu que este senhor abandonou a Câmara de Matosinhos para assumir uma Secretaria de Estado do governo Guterres, e depois quando este pediu demissão, aquele queria a Câmara de volta para as suas mãos, como se fosse seu dono?
E quem foi um dos responsáveis, pelo menos moral, da morte de Sousa Franco ocorrida naquela triste peixeirada de Matosinhos?
Estes intrujões pensam que os portugueses não têm memória?
Momento deprimente promovido por Sócrates, Louçã e Jerónimo, e abençoado por Cavaco...
Um acontecimento inesperado para as várias dezenas de turistas que passeavam na zona da Sé de Lisboa ocorreu na manhã de ontem. Um casal de noivos posava para as fotografias na escadaria daquela que é a mais emblemática igreja da capital portuguesa. Até aqui nada fora do comum, não fosse o nome da ‘noiva’ ser Manuel.
Manuel Correia, de 54 anos, e Fernando Fonseca, de 32, dirigiram-se ao local em carros separados, encontrando-se para um momento que assinalou o primeiro ano de vida em conjunto do casal. A relação será oficializada na Conservatória do Registo Civil, segundo informação avançada pelos próprios, ainda durante esta semana
A ‘noiva’, trajada de acordo com a ocasião, com um vestido que custou 7000 euros e tiara de 5000 euros, emocionou-se ao afirmar ter encontrado o homem da sua vida.
Manuel Correia deu os seus anos de carreira no transformismo como razão para não se sentir incomodado com os olhares que sentiu. "Tive o prazer de trabalhar sempre como travesti profissional. Tenho um guarda-roupa que é a inveja de todas as bichas de Lisboa", declarou.
Alguns amigos de Manuel e Fernando compareceram no local, embora nenhum membro da família dos ‘noivos’ tenha estado presente. Tal como afirmou Fernando, alguns "não aceitam a relação".
Vídeo in YouTube
Mário Soares: “Dedicou toda a vida aos outros sem pedir nada em troca e isso não tem paralelo”...
domingo, 27 de junho de 2010
Hoje há corrida de toiros em Almeirim...
Mário Soares: "A Europa está desanimada e sem rumo"
O ex-presidente da República Mário Soares defendeu hoje a necessidade de "políticas convergentes" entre Portugal e Espanha, considerando que "a Europa está desanimada e sem rumo", correndo o risco de se transformar "numa região pobre e sem influência".
No segundo de três dias de homenagem que o município de Arcos de Valdevez está a fazer a Mário Soares, o antigo Presidente da República alertou para o facto da Europa estar "desanimada" e "neste momento sem rumo", considerando que o projeto europeu precisa de ir para a frente.
"A Europa ou é federalista ou não é Europa. Nós temos que caminhar neste sentido senão vamos ser o extremo ocidental da Ásia, uma região pobre e sem influência", avisou o histórico socialista.
sábado, 26 de junho de 2010
Sondagem: PSD chega à maioria absoluta com o dobro dos votos do PS...
Dois para um. É esta a relação de forças entre PSD e PS, com o partido de Pedro Passos Coelho a ter em Junho 47,7% das intenções de voto (mais quatro pontos percentuais do que em Maio) e o PS a cair dos 27,6% no último mês, para 24,1% em Junho. Pela primeira vez desde que José Sócrates é líder dos socialistas, um dos dois principais partidos políticos vale metade dos votos do seu principal adversário.
A Dança é Vida, hoje no Coliseu de Lisboa, às 18h30...
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Quase 6 anos para julgar 7 arguidos? Só neste país...
«A leitura do acórdão no processo Casa Pia foi hoje, sexta-feira, adiada para 5 de Agosto.
Segundo o JN apurou, o colectivo de juízes, presidido por Ana Peres, emitiu um despacho marcando nova data, depois de ter recebido, hoje, sexta-feira, o relatório social de Carlos Silvino, o principal arguido no processo.
Fonte judicial explicou ao JN que as partes terão agora um prazo de cinco dias para se pronunciarem e na próxima sessão, marcada para dia 9 de Julho, será analisado o referido relatório, que foi refeito nas últimas semanas por uma equipa do Instituto de Reinserção Social, a pedido do tribunal.
Recorde-se que o julgamento dos abusos na Casa Pia, que teve início a 25 de Novembro de 2004, envolve sete arguidos, entre os quais o ex-apresentador de televisão Carlos Cruz, o médico Ferreira Dinis, o embaixador Jorge Ritto, o ex-provedor adjunto da Casa Pia Manuel Abrantes, o advogado Hugo Marçal e Gertrudes Nunes, proprietária de uma casa em Elvas onde alegadamente ocorreram os abusos sexuais.
O julgamento conta com 459 sessões.»
Texto in JN online, 25-6-2010
Imagem in Google
Vídeo in YouTube
Ângelo Correia: Governo é “parte que não rema” no “barco da República”...
Quem atacou mais os governos de José Sócrates? Cavaco ou Alegre?
«No final do debate parlamentar, José Sócrates disse aos jornalistas não ter ouvido as palavras de Cavaco Silva, que ontem à noite voltou a considerar a situação do país "insustentável". Mas deixou o desabafo: "Muitas vezes, me sinto sozinho a puxar pelas energias do país".
Sem querer assumir que estava a reagir às opiniões expressas pelo presidente, o primeiro-ministro insistiu na ideia que tinha repetido durante o debate quinzenal desta manhã: "O dever dos políticos é transmitir confiança aos portugueses e não estar sempre a sublinhar os aspectos negativos da situação do país".»
Texto in JN online, 25-6-2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Mário Soares: todos os utilizadores de autoestradas devem pagar portagem...
Até parece que Deus é Socratiano...
“Temos tido a sorte da vitória do Benfica no campeonato, a visita do Papa, a festa do Rock in Rio e os 7-0 aos desgraçados dos coreanos se terem harmoniosamente coligado de uma forma sequencial para nos amaciar a existência até chegar a altura de irmos para o Algarve de férias".
Até parece que Deus é Socratiano...
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Fernando Nobre: “A haver portagens nas SCUT, que seja para todos”...
Neste caso, eu acho e muitos portugueses acharão que José Sócrates tem razão...
Foi dito por Pedro Santana Lopes...
terça-feira, 22 de junho de 2010
João Vale e Azevedo: E vão sete...
«Audiência para analisar extradição de Vale e Azevedo adiada pela sétima vez»
Título in Público online, 22-6-2010
Foi dito por Pedro Santana Lopes...
Rape-aXe: Preservativo com dentes para evitar violação...
Sonnet Ehlers estava de serviço há cerca de quarenta anos, quando lhe entrou no gabinete uma vítima de violação. Devastada, a mulher, olhar parado, limitou-se a comentar: "Se ao menos eu tivesse dentes lá em baixo"... O desabafo deu o mote para a criação do Rape-aXe, um preservativo feminino, com uma espécie de ganchos parecidos com dentes no seu interior, que, em caso de penetração, prendem-se ao órgão sexual masculino. Só uma intervenção médica poderá depois libertá-lo.
"Magoa, o homem não consegue urinar, nem andar", explica a médica. "Se ele tentar removê-lo, os dentes apertá-lo-ão ainda mais".
Ehlers está agora a distribuir o preservativo nas várias cidades da África do Sul onde têm lugar os jogos do Mundial 2010.
Segundo a CNN, a médica vendeu a casa e o carro para financiar o projecto e poder agora distribuir cerca de 30 mil unidades da sua invenção, que contou com o parecer de ginecologistas e psicólogos.
Os críticos da ideia defendem, no entanto, que o preservativo com dentes torna as mulheres mais vulneráveis à violência dos homens assim "presos".
A África do Sul tem uma das taxas de violação mais elevadas do mundo. Em 2009, de acordo com a ONG Human Rights Watch, 28% dos homens inquiridos confessaram ter violado uma mulher ou criança.
Golo de Cristiano Ronaldo no jogo Portugal 7 - Coreia do Norte 0...
Macário Correia acaba com rebaldaria dos "encostados públicos" da Câmara Municipal de Faro...
A prática é conhecida e comentada em surdina por todos os que frequentam os estabelecimentos de restauração da Cidade Velha onde fica situado o edifício da Câmara Municipal. Mas foi o social-democrata Macário Correia quem colocou o dedo na ferida ao ser o primeiro autarca em Portugal a acusar publicamente os funcionários de passarem “horas do tempo de serviço pago pelos contribuintes em amena conversa nos bares”.
O autarca do PSD assinou um despacho interno proibindo as pausas prolongadas. O aviso é claro: qualquer situação do género que seja detectada “será tratada como ausência injustificada e resolvida nos termos da lei”. ´
A justificação prende-se com o facto de haver “milhares de processos em atraso” e de cidadãos e empresas à espera “ansiosamente por respostas a que têm direito”. Enquanto isso e em vez de estarem nos seus postos de trabalho, “dezenas de funcionários passam horas do tempo de serviço pago pelos contribuintes em amena conversa nos bares”, lê-se no despacho assinado pelo presidente da Câmara.
“Se você estivesse meses e meses à espera de um despacho e não o tivesse porque o funcionário que deveria tratar disso passava a maior parte do tempo no café, certamente não gostaria”, exemplificou Macário Correia, ao JN. Foi precisamente por ter detectado algumas destas situações que o autarca decidiu cortar o mal pela raiz.
O presidente da Câmara Municipal de Faro esclarece que “são admitidas pausas para comer, beber e fazer as necessidades fisiológicas, desde que disciplinadas”. No entanto, diz, “cabe às pessoas ter sentido de responsabilidade para usar essas pausas com parcimónia”.
Na nota interna é também definido um novo horário para o funcionamento do bar existente no interior dos Paços do Concelho.
Se antes o bar funcionava em horário contínuo, desde manhã até às 16 horas, a partir de agora passa a abrir portas das 7 às 10 da manhã e das 12 às 14.30 horas. E garante: “em caso de abuso reiterado, será reduzido o horário ou encerrado” aquele espaço.
A mão pesada de Macário Correia em relação a este tipo de casos já se fazia sentir quando era líder da Câmara de Municipal de Tavira.
Um funcionário relatou ao JN um episódio que é disso exemplo. Provavelmente farto dos abusos de alguns trabalhadores, Macário Correia deslocou-se pessoalmente a um estabelecimento onde um grupo de funcionários municipais ingeria bebidas alcoólicas durante o horário de trabalho. "Cumprimentou-os e sem lhes dirigir mais palavras, foi ao balcão do estabelecimento comercial, pediu a conta da mesa onde estavam os trabalhadores da autarquia e pagou. Quando os funcionários regressaram à Câmara, tinha acabado de lhes ser instaurado um processo disciplinar", contou a fonte, sem se identificar.
in JN online, 22-6-2010
Hino dos Encostados Públicos de Portugal:
Nota do Zorate:
A essência deste vídeo é-nos revelada logo no inicio: "ás duas da tarde, é tempo de entrar, outra vez, e esperar pelas cinco e meia"...
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Revolução da Maria da Fonte está de volta? Rui Rio insinua que sim. Sócrates que se cuide...
Texto in http://www.destak.pt/ , 21-6-2010
Imagens in Google
Se não é verdade, podia ser: Bernardino Soares propõe fuzilamento do guarda-redes norte-coreano Ri Myong Guk...
Segundo fontes bem remuneradas no número 3 da Rua Soeiro Pereira Gomes em Lisboa, Bernardino Soares, líder parlamentar do PCP, há muito um acérrimo defensor do regime social-fascista da Coreia do Norte, após a goleada de 7-0 sofrida pela equipa norte-coreana frente a Portugal, telefonou de imediato a Kim Jong-Il, a pedir um castigo exemplar para toda a equipa, tendo proposto mesmo, o fuzilamento do guarda-redes Ri Myong Guk.
A propósito do jogo de hoje Portugal-Coreia do Norte...
Alguns recordam as emoções vividas quando a selecção portuguesa brilhou no Mundial de 1966.
Outros ainda não eram nascidos ou eram demasiado jovens para se lembrarem. Eu incluo-me entre estes últimos. Contava alguns meses de idade.
Mesmo assim, a maioria dos portugueses conhece as proezas dos Magriços. Alguns até têm amigos entre os magníficos futebolistas que integravam a representação nacional.
Coloco-me também neste grupo, devido à amizade que me liga ao José Augusto, cujas qualidades humanas ultrapassam, em muito, o carácter de atleta de excepção.
Eu desconhecia é que a derrota infligida por Portugal à selecção da Coreia do Norte teve sérias consequências para os futebolistas vencidos.
O campeonato de 1966 decorreu em Inglaterra.
Itália constituía uma temida equipa, conhecida por Azzurra. Contudo, nas eliminatórias, a Coreia do Norte venceu-a por um a zero.
Os jogadores norte-coreanos entusiasmaram-se imenso com a espectacular vitória. Festejaram alegremente, num bar, bebendo muito e envolvendo-se com raparigas. Apenas Pak Du-Ik faltou à celebração. Permaneceu no hotel, retido com dores de estômago.
Dois dias depois, a Coreia do Norte enfrentou a selecção portuguesa.
Ao que parece, os asiáticos ainda não se encontravam completamente restabelecidos. Eles até se evidenciaram no início do jogo. Aos 22 minutos, Portugal sofrera três golos consecutivos, sem marcar nenhum.
Mas o resultado final foi-nos altamente favorável. Seguiram-se cinco tentos nossos. Os primeiros marcados por Eusébio. O último por José Augusto. A selecção das quinas venceu por cinco a três!
RECEPÇÃO DOS VENCIDOS
Imagine-se como os futebolistas derrotados foram recebidos no país liderado por Kim Il-Sung…
Não. Não se consegue imaginar.
O único atleta que mereceu indulgência foi o tal que estivera adoentado e não se deslocou ao bar, após a vitória sobre a Itália.
Todos os outros foram presos e enviados para campos de reeducação. Ao longo de anos, conheceram interrogatórios, tortura, fome, árduos trabalhos forçados, humilhações constantes, ausência de cuidados médicos, privação de visitas e condições de habitabilidade péssimas, em zonas fustigadas pelo frio. Conviveram com execuções de companheiros de infortúnio.
Kang Chol-Hwan é um jornalista, que conseguiu escapar da Coreia do Norte. Entre os 10 e os 20 anos de idade, viveu no campo de concentração de Yodok. Tudo porque, supostamente, o seu avô cometera um delito político.
Nesse presídio, Kang conheceu um daqueles jogadores, que já se encontrava preso há 12 anos.
Tratava-se de Park Seung-Jin.
Numa fase inicial, o ex-futebolista até não era dos que mais sofria.
Tinha a seu cargo os materiais de construção do campo. Conseguia guardar, para si, algumas ferramentas e certos produtos, que lhe serviam de moeda de troca. Porém, numa ocasião, foi apanhado em flagrante, desviando pregos e cimento. Permaneceu em total isolamento, durante três meses. Nunca mais voltou a desempenhar aquelas funções.
Passou a sobreviver alimentando-se de insectos. A sua alcunha era Barata, um dos bichos que faziam parte da sua nutrição.
Este impressionante relato consta do livro “Os Aquários de Pyongyang”, escrito pelo mencionado jornalista.
Quando o autor da obra foi libertado de Yodok, em 1988, o antigo desportista ainda permanecia lá preso.
ÁFRICA DO SUL
Em 21 de Junho, na África do Sul, o Campeonato do Mundo proporcionará um reencontro entre as selecções de Portugal e da Coreia do Norte.
O regime da Coreia do Norte em nada mudou.
Apesar de ter morrido em 1994, Kim Il-Sung ainda é oficialmente o Presidente Eterno da República Democrática Popular da Coreia. Seu filho, Kim Jong-Il, assume o cargo de Líder Supremo.
Texto e imagens publicados em 06-12-2009
no "Aqui e Agora"
domingo, 20 de junho de 2010
Saramago...
Os feitos estão nos livros: ‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’ ou o recentíssimo ‘A Viagem do Elefante’ oferecem páginas que merecem ser lidas por qualquer cultor ou leitor da língua. E, ao contrário do que certa direita apedeuta defende, Saramago era, com Fernando Pessoa, o único escritor português de estatuto universal. E não apenas nas livrarias do Terceiro Mundo (onde, de facto, era um Deus).
Mas nada disto deve ocultar as falhas e transformar Saramago no que ele nunca foi: um ‘democrata’ e um lutador pela ‘liberdade’. Excepto se reduzirmos a ‘democracia’ e a ‘liberdade’ à exacta cartilha marxista-leninista que, só no século XX, produziu um cortejo de desumanidade, miséria e cadáveres. Uma cartilha a que Saramago nunca renunciou – e com visível orgulho.
Honrar Saramago é lembrar a sua biografia toda. Não é fazer com ela o que Estaline fazia com os retratos dos seus inimigos.»
Localizador, desde 2010:
Acerca de mim
- Alberto João
- "Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.