O cônsul Aristides de Sousa Mendes e outros diplomatas e não-diplomatas que durante a II Guerra Mundial salvaram refugiados do Holocausto serão homenageados em Lisboa, na quinta-feira, dia 17, no âmbito do Dia da Consciência.
Para assinalar a data, decorrerá uma missa na Sé de Lisboa, pelas 19h00, celebrada por D. Tomás da Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa e Vigário-Geral do Patriarcado de Lisboa. No mesmo dia, às 18h00, também o Vaticano celebrará uma missa de Acção de Graças pela memória do diplomata português.
"Sousa Mendes é reconhecido por Yad Vashem [memorial, em Jerusalém, pelas vítimas do Holocausto] como uma das primeiras pessoas a tomar uma atitude pró-activa para salvar as vítimas da perseguição Nazi, e um dos que mais pessoas salvou", pode ler-se no blogue dos Amigos de Aristides e Angelina de Sousa Mendes, cuja missão é divulgar e homenagear o acto de coragem do diplomata português.
Vistos para todos
Durante a II Guerra Mundial, em Junho de 1940, Aristides de Sousa Mendes arriscou a sua carreira diplomática em Bordéus, montando um sistema de concessão de vistos de entrada em Portugal, que salvou a vida a cerca de 30 mil judeus, ricos e pobres, membros de governos e famílias reais, industriais e estrelas de cinema, escritores e músicos.
O Dia da Consciência é celebrado todos os anos, em vários países, desde 2004. Na próxima quinta-feira, celebram-se os 70 anos do acto heróico de Sousa Mendes, de Cabanas de Viriato e Braga a Bordéus, Nova Iorque, São Francisco e Montreal.
Texto in Expresso online, 14-6-2010
Nota do Zorate:
Sou um acérrimo admirador de Aristides de Sousa Mendes.
Na iniciativa “o melhor português de sempre” foi ele o meu escolhido.
Quando vejo as atrocidades cometidas por Israel percebo que aquele Estado hebraico não está à altura do exemplar humanismo do "nosso" Aristides de Sousa Mendes, Oskar Schindler e outros.
Mas isso, são contas de um outro rosário...
1 comentário:
VER também o blog dos Amigos de Sousa Mendes
http://amigosdesousamendes.blogspot.com
Enviar um comentário