Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 3 de maio de 2024

AGROAL: a maior nascente do rio Nabão



AGROAL: as águas frias e “milagrosas” do rio Nabão
Há quem garanta ter curado ali doenças de pele, à conta das propriedades termais das águas.




Depois de requalificada, esta praia fluvial apresenta-se como um misto de paisagem idílica e banho de realidade.


A Praia Fluvial do Agroal é um dos cartões de visita do concelho de Ourém, tanto em Portugal como no Mundo, sendo bastante apreciada por milhares de turistas das mais variadas origens.

 

Situada no troço médio do Rio Nabão, a praia fluvial do Agroal está integrada na freguesia de Formigais, concelho de Ourém (margem esquerda) e na freguesia da Sabacheira, concelho de Tomar.


Inserida numa zona verdejante de grande beleza natural, esta praia fluvial está dotada de boas infraestruturas de apoio e é muito procurada nos dias quentes de verão.


O Agroal é uma localidade no extremo sul da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, concelho de Ourém, que retira o seu nome da nascente perene de grande caudal que alimenta o rio Nabão.


Parte desta localidade pertence também à freguesia da Sabacheira, concelho de Tomar, na margem direita do rio (mas desde os anos 90 do século XX sem qualquer edificação).
Situado na margem esquerda do rio Nabão, fica localizado numa área em que convergem os concelhos de Ourém, de Tomar e de Ferreira do Zêzere.
Nas imediações da nascente foram descobertos vestígios arqueológicos que provam a ocupação daquele local de forma contínua, desde a Idade do Bronze.



As condições naturais levaram a Câmara Municipal de Ourém a desenvolver um projeto de proteção ambiental, ostentando a sua praia fluvial a Bandeira Azul desde 2017.
Está também programada a construção de um novo passadiço de madeira ao longo da margem esquerda desde o Agroal até ao Parque Natureza do Agroal (700m).
A zona é também muito procurada para caminhadas, estando marcados vários percursos pedestres.



O meu testemunho:
No início dos anos 90, tinham os meus filhos mais “velhos” 12 e 10 anos de idade, descobrimos este paraíso e, desde então, vamos lá frequentemente, no verão e também no inverno, agora também com os netos.
Agroal no concelho de Ourém e Olhos de Água no concelho de Alcanena (que aqui vos falarei um dia destes), são dois dos muitos lugares que visitamos com alguma frequência.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.