Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Hoje é o Dia Internacional do Burro




No dia 8 de Maio celebramos o Dia Internacional do Burro, uma iniciativa que pretende promover a dignificação de todos os burros. 



A data tem como principal objetivo chamar a atenção para o respeito e conservação do bem-estar do animal, que tradicionalmente é carregador de cargas, entre o dócil e o teimoso, mas que também foi tendo outros papéis: companheiro ou, até, um grande “guia" e estrela do turismo.



 Sendo o burro um animal dócil e resiliente, estóico e sociável, tem assumido, ao longo dos anos, os mais diversos papéis na convivência com os seres humanos, desde a sua domesticação há 7.000 anos.


De animal de companhia a parceiro de trabalho, terapeuta e até professor, são muitas as valências deste animal que, ao contrário da conotação que muitas vezes é dada ao seu nome, é de facto muito inteligente.



"Ser burro" é uma expressão do conhecimento geral, mas que não dignifica o animal de quatro patas que acompanha o ser humano há milhares de anos e que de burro, diga-se, não tem nada.



Esta data tem como objetivo sensibilizar e dar a conhecer a verdadeira importância deste animal que ainda assume, em muitos locais ao redor do globo, funções verdadeiramente essenciais na vida quotidiana.



Nos dias que correm é um animal pouco valorizado, mas vale a pena lembrar que ao longo da História assumiu sempre um papel de relevo no desenvolvimento das comunidades por ter sido, por exemplo, essencial para o transporte de pessoas e bens essenciais e para o trabalho dos campos agrícolas.



Para assinalar este dia, deixo aqui uma pequena homenagem ao Piruças, o Burro da minha neta Margarida, um mirandês Lanudo que me faz companhia há 17 anos, conhecido por aqui como 'Burro do Alberto'.

 Sim, quando o Burro zurra aqui, ali na vila que fica a cerca de 500 metros, as pessoas dizem:

"Olha, lá está o Burro do Alberto a zurrar!?" 





Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.