Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 6 de maio de 2024

VASCO DA GAMA - PARTIDA PARA A ÍNDIA



 

Após a subida ao trono do rei D. Manuel I, 2 anos antes da partida, foi decidido dar continuidade ao projeto das Índias, tendo por isso sido ordenado a conclusão dos preparativos da armada que para lá se deveria dirigir, sob o comando de Vasco da Gama.
Nascido em Sines, cerca de 1469, o navegador português tinha-se já destacado, em diversos momentos e ações, ao serviço da Coroa Portuguesa, o que terá contribuído para a sua nomeação por D. Manuel I.
Para além do comando da frota, Vasco da Gama teria também funções diplomáticas.
Para tal, levava consigo uma carta do monarca português para o Samorim de Calecute, com quem deveria estabelecer um entendimento para uma futura aliança, o que constituía um dos principais objetivos da viagem.
A 8 de Julho, a expedição largou do Tejo, com Vasco da Gama ao comando da nau-capitânia São Gabriel e o seu irmão mais velho, Paulo da Gama, da São Rafael, dando início a uma viagem que seria também a mais longa realizada até então.
Vasco da Gama seguiu uma nova rota para passar o cabo da Boa Esperança, que o obrigou a realizar uma larga volta pelo Atlântico Sul e, depois de ter ultrapassado aquele cabo, foi levada a cabo uma exploração da costa da África Oriental até Melinde.
Dos entre 150 a 170 tripulantes da viagem, apenas cerca de um terço retornou na segunda metade de 1499, a bordo da São Gabriel e da Bérrio.
Apesar disto, ficava completada a primeira ligação marítima direta entre a Europa e a Ásia, abrindo-se a porta para a presença e comércio português no Oceano Índico.
(Na imagem, de João Vaz, vemos uma pintura da Armada de Vasco da Gama)

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.