Dois satélites de comunicação colidiram, terça-feira, pela primeira vez em órbita, lançando grandes nuvens e detritos para o espaço, anunciou esta quinta-feira a NASA. As Tropas Espaciais do Ministério da Defesa russo confirmaram, entretanto, o choque e que os destroços não constituem um perigo directo para a Estação Espacial Internacional.
Alexandre Iakuchin, vice-comandante das Tropas Espaciais russas, explicou aos jornalistas que, 'às 19:56 de 10 de Fevereiro, a uma altura de 800 quilómetros, chocaram o satélite norte-americano Iridium-32 e o satélite militar russo Cosmos-2251. Este último foi lançado em 1993 do cosmódromo de Plesetsk. Deixou de funcionar a partir de 1995. O satélite norte-americano estava em funcionamento'. O general acrescentou ainda que 'presentemente, os meios de controlo do Espaço acompanham todos os destroços numa altura entre 500 e 1.300 quilómetros'.
Por sua vez, a NASA, através do porta-voz Kelly Humphries, indicou que a verdadeira dimensão da colisão entre os dois satélites só será conhecida na próxima semana.
A NASA precisou que o satélite comercial Iridium foi lançado em 1997, e que ambos pesavam cerca de 40 quilos.
.
in CM online, 12-02-2009
Sem comentários:
Enviar um comentário