Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carmen Miranda: 100 anos...



Carmen Miranda é, ainda hoje, uma das mais conhecidas personalidades do Brasil, apesar de já ter morrido há mais de 50 anos. No entanto, a mulher que encantou Hollywood com os ritmos sul-americanos é portuguesa de nascença, orgulho de Marco de Canaveses. Recorde, em vídeo, alguns dos momentos da artista.

"O que é que a Baiana tem" é uma das músicas mais conhecidas da carreira de Carmem Miranda. Música de Dorival Caymin composta em 1938, foi eternizada como um hino da baía quando a artista luso-brasileira interpretou este sabma no filme "Banana da terra", de Wallace Downey.







Tico-Tico no Fubá é um choro composto por Zequinha de Abreu. Apresentada pela primeira vez em um baile da cidade de Santa Rita do Passa Quatro, em 1917, atingiu o auge da popularidade em versão interpretada por Carmen Miranda no filme Copacabana.







"Weekend in Havana" é a música que dá o tom ao filme com o mesmo nome, relaizado por Walter Lang, em 1941. Além de Carmem Miranda, contou com Alice Faye, grávida durante a rodagem do filme.






in JN online, 09-02-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.