Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Foi dito por Roberto Carneiro, o melhor Ministro da Educação que Portugal teve...

"O verdadeiro poder está no conhecimento"



Roberto Carneiro, ex-ministro da Educação, in DN online, 10-3-2010



Notas do Zorate:

No inicio dos anos 90 fui presidente da Associação de Pais da Escola Preparatória da Apelação. Escola frequentada por ambos os meus filhos (Sandro e Sofia).

Na preparação de um dos anos lectivos, a DREL (Direcção Regional de Educação de Lisboa), decidiu, à revelia dos pais e dos seus representantes eleitos, transferir alguns alunos da Apelação e do Catujal, para uma escola da Portela de Sacavém (a vários quilómetros de distância).

Os pais dos alunos visados por essa transferência, não a achando correcta e até algo estranha, depressa me contactaram no Algarve, onde me encontrava de férias com a família.

Apesar de nenhum dos meus filhos ter sido atingido por essa transferência, falei com a minha mulher e com os meus filhos e todos concordamos que não podíamos ficar a usufruir a maravilhosa praia do Carvoeiro, sabendo que na nossa terra havia alunos e pais com o "coração nas mãos".

Regressado a Lisboa, imediatamente accionei os mecanismos para evitar aquela transferência de alunos.

Após algumas reuniões com o Conselho Directivo da Escola, e com a DREL, foi decidido endurecer a luta envolvendo todos os pais numa enorme manifestação para a qual foram convocados vários órgãos da comunicação social.

Roberto Carneiro era na altura o Ministro da Educação.

A dois/três dias da tal jornada de luta, toca o telefone lá de casa que a minha filhota como de costume prontamente atendeu.

Do lado de lá da linha alguém diz á minha filha que o sr. Ministro da Educação queria falar com o sr. Alberto João.

Como devem imaginar pensei tratar-se de uma brincadeira. Como era possível um Ministro dar-se ao trabalho de ligar para casa de um modesto e iletrado cidadão?

Mas, para meu espanto, era verdade. Do lado de lá, estava um Ministro (ou seria a pessoa que ocupava o cargo de Ministro?) a perguntar-me mais ou menos isto: "Meu caro Alberto João, não acha melhor a gente encontrarmos em conjunto uma solução para o problema, em vez do espectáculo que se avizinha?"

Devo ter ficado sem respirar alguns segundos. Recomposto, respondi: Senhor Ministro, estamos a dois meses da abertura do ano lectivo. O senhor tem tempo suficiente para mandar montar um novo pavilhão pré-fabricado, para aí instalar os tais alunos excedentários, e assim evitar a sua transferência para "fora de portas". O que acha?

Acho bem, respondeu-me.

E, cumpriu!

Assim, aconteceu um momento de grande felicidade na minha vida.

É por isto, também, que não me canso de dizer: Roberto Carneiro foi o melhor Ministro da Educação que Portugal teve !!!


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.