Roberto Carneiro, ex-ministro da Educação, in DN online, 10-3-2010
Notas do Zorate:
No inicio dos anos 90 fui presidente da Associação de Pais da Escola Preparatória da Apelação. Escola frequentada por ambos os meus filhos (Sandro e Sofia).
Na preparação de um dos anos lectivos, a DREL (Direcção Regional de Educação de Lisboa), decidiu, à revelia dos pais e dos seus representantes eleitos, transferir alguns alunos da Apelação e do Catujal, para uma escola da Portela de Sacavém (a vários quilómetros de distância).
Os pais dos alunos visados por essa transferência, não a achando correcta e até algo estranha, depressa me contactaram no Algarve, onde me encontrava de férias com a família.
Apesar de nenhum dos meus filhos ter sido atingido por essa transferência, falei com a minha mulher e com os meus filhos e todos concordamos que não podíamos ficar a usufruir a maravilhosa praia do Carvoeiro, sabendo que na nossa terra havia alunos e pais com o "coração nas mãos".
Regressado a Lisboa, imediatamente accionei os mecanismos para evitar aquela transferência de alunos.
Após algumas reuniões com o Conselho Directivo da Escola, e com a DREL, foi decidido endurecer a luta envolvendo todos os pais numa enorme manifestação para a qual foram convocados vários órgãos da comunicação social.
Roberto Carneiro era na altura o Ministro da Educação.
A dois/três dias da tal jornada de luta, toca o telefone lá de casa que a minha filhota como de costume prontamente atendeu.
Do lado de lá da linha alguém diz á minha filha que o sr. Ministro da Educação queria falar com o sr. Alberto João.
Como devem imaginar pensei tratar-se de uma brincadeira. Como era possível um Ministro dar-se ao trabalho de ligar para casa de um modesto e iletrado cidadão?
Mas, para meu espanto, era verdade. Do lado de lá, estava um Ministro (ou seria a pessoa que ocupava o cargo de Ministro?) a perguntar-me mais ou menos isto: "Meu caro Alberto João, não acha melhor a gente encontrarmos em conjunto uma solução para o problema, em vez do espectáculo que se avizinha?"
Devo ter ficado sem respirar alguns segundos. Recomposto, respondi: Senhor Ministro, estamos a dois meses da abertura do ano lectivo. O senhor tem tempo suficiente para mandar montar um novo pavilhão pré-fabricado, para aí instalar os tais alunos excedentários, e assim evitar a sua transferência para "fora de portas". O que acha?
Acho bem, respondeu-me.
E, cumpriu!
Assim, aconteceu um momento de grande felicidade na minha vida.
É por isto, também, que não me canso de dizer: Roberto Carneiro foi o melhor Ministro da Educação que Portugal teve !!!
Sem comentários:
Enviar um comentário