Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma Roussef eleita presidente da República do Brasil...





«Brasília, 31 out (Lusa) - Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleita hoje a primeira mulher Presidente do Brasil, com a ajuda do seu padrinho político Lula da Silva, o primeiro operário que presidiu o país.

Matematicamente, não é mais possível que José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), reverta a liderança nas urnas da candidata do PT.

Com 92,53 por cento dos votos apurados, Dilma Rousseff tem 55,43 dos votos válidos e Serra, 44,57 por cento.»


Agência Lusa, última hora, 31-10-2010

O 'meu candidato' assim não vai lá...

«O candidato presidencial reconhece o atraso de um mês de renda da sede, considera espantoso o relevo que se está a dar ao assunto e ameaça levar o caso a tribunal.




O candidato presidencial Fernando Nobre afirmou-se hoje de "consciência tranquila" em relação à questão das rendas da sua sede de candidatura em Lisboa, mas confirmou que o mês de Setembro ainda não foi pago. "Não estou minimamente preocupado, estou de consciência tranquila", afirmou o candidato.»

in DN online, 31-10-2010


Notas do Zorate:
O senhorio falou ontem na SIC em 6 meses de rendas em atraso.
Fernando Nobre diz que é um mês, mas acaba por confirmar que são dois (setembro e outubro).
Um, dois ou seis meses, há de facto rendas em atraso.
As razões podem ser as mais diversas e até, eventualmente, compreensíveis.
Só não acho compreensível que um candidato a Presidente da República, não fique 'minimamente preocupado' com esta situação, e que fique 'de consciência tranquila'.
Há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Na minha modesta opinião (apoiante de Fernando Nobre, desde a primeira hora), o 'meu candidato' assim não vai lá.
A ver vamos...

Passei por 'desculpe qualquer coisinha' e trouxe de lá este cartoon...

'o susto'




"Passos Coelho vai ser primeiro-ministro só não sabe é quando...


...Mas, de repente, pode acontecer até que seja mais breve do que se julga."



Foi dito por Mota Amaral em entrevista no DN online, 31-10-2010


Era uma vez um excelente candidato presidencial que não soube rodear-se de colaboradores capazes...

'Fernando Nobre: Sede em risco'


«O candidato presidencial está em risco de ser despejado da sede de campanha, em Lisboa. O senhorio disse à SIC que vai impor uma acção de despejo por dívidas.»


in CM online, 31-10-2010


Pintura Viva...

- Imagem recebida por e-mail, cujo autor desconheço -

sábado, 30 de outubro de 2010

Mudança para hora de inverno: Acerte o relógio...

Às 2 horas de domingo, 31-10-2010, atrase uma hora o seu relógio

(Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira)




Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01:00 da madrugada de domingo, passando para a meia-noite

Passei por 'COISA POUCA' e trouxe de lá muita coisa...



De vez em quando, chegava uma encomenda vinda de Lisboa. Os olhos brilhavam e no peito crescia uma frenética vontade de a abrir e descobrir o que vinha lá dentro. Normalmente eram frasquinhos pequeninos de perfume, caixinhas redondas com um pó avermelhado, colares e outras quinquilharias com cheiro de cidade.
Mas daquela vez, lá no fundo de tudo, estava uma boneca lindíssima de cabelos cor de ferrugem e olhos verdes. O que senti, foi um misto de emoções indizíveis. Lembro-me que naquele dia, o meu corpo foi pequeno demais para mim, visto que quase não me cabia... de tamanho contentamento!

Este texto foi escrito para o concurso "imagens da nossa memória, do site EscritArtes. (Só eram permitidos 600 caracteres).



A ingerência papal...



«Os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas»

Papa Bento 16, falando a bispos brasileiros

Texto in http://eleicoes.uol.com.br/, 30-10-2010
Imagem in Google


Nota do Zorate:
Há várias maneiras de chamar os eleitores de estúpidos.
Esta foi uma delas...

PSD dá a mão a portugueses mais desfavorecidos...

«O PSD vai viabilizar o OE 2011, conseguindo que os tectos às deduções fiscais só se apliquem aos 50 mil mais ricos. Mas abdica da descida da taxa social única. Reunião foi em casa de Catroga.




Pedro Passos Coelho deu ontem, no fim da noite, o okay final à proposta a que o ministro das Finanças e o negociador do PSD, Eduardo Catroga, chegaram ontem, reunidos, curiosamente, na casa deste último. Segundo apurou o DN, este acordo passará pela última versão do PSD no tecto às deduções fiscais (ou seja, aplicando esse tecto apenas aos 50 mil contribuintes mais ricos); e também pelo abdicar, pela parte dos sociais-democratas, da sua última proposta para compensar o aumento do IVA em dois pontos: a redução em 0,25 pontos da taxa social única, para sinalizar um estímulo à economia. No IVA, porém, o PSD ganha no cabaz alimentar, que ficará nos 6%. Ficam, também, na versão já avançada no pré-acordo rompido durante a semana, paradas as grandes obras por seis meses - com destaque para o TGV; e também a "promoção" da Unidade Técnica de Apoio Orçamental a entidade independente, com capacidade reforçada de fiscalização das contas públicas.»

in DN online, 30-10-2010




Nota do Zorate:
É nestes momentos que se percebe a inutilidade de votar PCP, Bloco de Esquerda ou CDS-PP.
São partidos que não decidem. Apenas estão à espreita de capitalizar, aqui e ali, votos de descontentamento para alimentar as suas máquinas partidárias.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pintura Viva...

- Imagem recebida por e-mail, cujo autor desconheço -


Elvis Presley e Martina Mcbride...

Ele morreu em 1977. Ela nasceu em 1966. A Tecnologia juntou-os no mesmo palco em 2008:



Passei por 'Centenário da República' e trouxe de lá o eco de uma curiosa sondagem...

'E continua a sondagem no Aventar'

Um blog onde a esmagadora maioria dos participantes - quem escreve e quem lê - é da esquerda. Ora vejam os resultados às 14.03H de hoje:


Duarte Pio (50%, 555 Votos)
Não voto (30%, 327 Votos)
Fernando Nobre (7%, 82 Votos)
Candidato Vieira (6%, 66 Votos)
Cavaco Silva (3%, 33 Votos)
Manuel Alegre (1%, 14 Votos)
Em branco (1%, 12 Votos)
António Pedro Ribeiro (0%, 4 Votos)
José Pinto-Coelho (0%, 3 Votos)
Francisco Lopes (0%, 3 Votos)
Defensor Moura (2%, 1 Votos)

Total Votos: 1.105



A morte de Sócrates...

«Não, não estou a falar das sondagens. Estou a falar do "caso Vítor Baptista" e do "caso Ana Paula Vitorino/Mário Lino". São gravíssimos, mas já ninguém liga. Sócrates está morto, mas levou consigo a nossa dignidade pública.




I. No início do mês, um braço direito de Sócrates (André Figueiredo) foi acusado de tráfico de influências por um deputado do PS. Vítor Baptista, o dito deputado, disse que foi aliciado com um cargo numa empresa pública (eis a grande utilidade "social" do Estado) a troco da sua não-recandidatura ao PS de Coimbra. Se não me engano, André Figueiredo vai processar Vítor Baptista, invocando a ladainha do costume: "Ai o meu bom nome". Mas o ponto aqui é outro: o Ministério Público já abriu um inquérito a este caso? Está aqui em causa um possível crise de tráfico de influências. Um crime público, portanto. Mas, até agora, ainda não vimos nenhuma actividade do MP. Está tudo a dormir na rua Politécnica? Ou será que as guerras civis entre procuradores ocupam toda a energia dos ditos procuradores? E o pior é que tudo isto se passa perante a passividade do país, em geral, e das elites, em particular. Já ninguém liga. Os anos Sócrates mataram aquilo que restava da nossa moral pública.

II. Entretanto, rebentou um dos casos mais graves de sempre: pela primeira vez, uma ex-governante, Ana Paula Vitorino, disse claramente que foi pressionada por um ministro, Mário Lino, no sentido de beneficiar x e y . Isto é de uma gravidade absoluta. Porque Ana Paula Vitorino quebrou, e ainda bem, a Omerta socialista. Mas - lá está - já ninguém liga. E porquê? Será por causa do debate sobre o orçamento? Com certeza, o debate sobre o orçamento consumiu o oxigénio mediático. Mas, mesmo sem orçamento para discutir, este caso não teria o impacto que devia ter. Porque já ninguém liga. O regime funciona apenas de forma mecânica. Não tem vitalidade moral.

III. Estes dois casos constituem a estocada final em Sócrates. Mas o pior é que Sócrates leva consigo a nossa dignidade enquanto comunidade política, enquanto espaço público. E, neste ponto, convém frisar o seguinte: todo o espaço público está ligado à máquina, mas há um actor que se destaca pelo ar particularmente cadavérico - o PS. O que dizer do PS? O PS aguentou Sócrates mesmo quando este se envolveu nos escândalos e casos que todos conhecemos. O PS aguentou "socráticos" inenarráveis como o senhor dos gravadores. É triste, mas a verdade é esta: o PS, meus amigos, só começará a expulsar Sócrates quando as sondagens indicarem a morte política do primeiro-ministro. Ora, tendo em conta os últimos sinais , os anjos bons do PS vão começar finalmente a aparecer. Que bravura.»


Henrique Raposo, Expresso online, 29-10-2010

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vem aí a concretização de um sonho anunciado por Francisco Sá Carneiro, há 30 anos: 'Uma maioria, um Governo, um Presidente'...

«Se as eleições fossem hoje, o PSD ganharia com larga vantagem (mais 14% do que os socialistas). Embora não chegue à maioria absoluta, o partido liderado por Pedro Passos Coelho consegue obter as preferências de 40% dos inquiridos.



PSD e CDS, juntos, chegam à maioria absoluta com 47% das preferências dos inquiridos.

Já o PS está em queda livre junto do eleitorado obtendo apenas 26% das preferências, o que significa uma queda oito pontos percentuais relativamente ao último barómetro (realizado em Junho).

A sondagem, feita pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opiniões da Universidade Católica para o DN, JN, Antena 1 e RTP, coloca o Bloco de Esquerda como terceira força política, atingindo 12% das preferências, o dobro do obtido no último estudo.

O destronado, relativamente a Junho, é a CDU que perde dois pontos percentuais (passa a obter 8%), ficando mesmo assim à frente do CDS que se mantêm como partido pior colocado com 7% (mais um por cento que na última sondagem).»


in DN online, 28-10-2010


Nota do Zorate:
Não sei se isto é uma boa notícia para os portugueses, mas...o meu partido de sempre (PS) hoje desiludiu-me completamente.
Quando um cidadão precisa de um medicamento, e não tem médico de família para o receitar, estamos conversados.
Tal como aconteceu no Brasil, com o palhaço Tiririca: pior do que está não fica!


Em Salvaterra de Magos, José Sócrates e o Partido Socialista, querem 'tratar-me da saúde'...

Preciso de medicamentos. Um deles, dizem-me, não devo descurar, trata-se do Coaprovel (estabilizador da tensão arterial).  E de uma consulta de Otorrino, uma vez que de repente comecei a ouvir mal (pouco) e em eco.

Fui mesmo agora ao 'meu' Centro de Saúde para obter receita de medicamentos e uma credencial para marcar consulta para um especialista de Ouvidos.

Não há médicos. Não há consultas. Não há receitas para medicamentos. Não há credenciais.

O que faço? Perguntei à menina que atende numa Extensão do Centro de Saúde de Salvaterra de Magos.

Simpaticamente respondeu: "em relação ao Otorrino, pode ir a Almeirim, na Clínica do Dr. Chambel há lá uma boa especialista particular (ou seja, tenho que pagar a consulta). Os medicamentos, das duas uma, ou espera pela próxima quinta-feira (possivelmente já haverá solução), ou vai à farmácia e assume o pagamento integral".

Voltei à carga: e os cerca de 200 euros que pago por mês para a Segurança Social?

Mais uma vez com um sorriso nos lábios, sou desarmado pela funcionária pública: "pois...sobre isso não lhe sei dizer nada".

Não sabe ela, mas sei eu:

Viva José Sócrates!

Viva o Partido Socialista!

Viva Portugal!

PSD outra vez à deriva?


“Temos de deixar o engenheiro Sócrates beber o cálice até ao fim ”

Nogueira Leite, Economista e conselheiro do PSD, CM online, 28-10-2010 




"Valerá a pena contrariarmos o Eng.º José Sócrates? Ele quer ir embora e nós não o deixamos ir embora?"

Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Gaia e conselheiro nacional do PSD, respondendo à questão "Com este orçamento, o PSD deve chumbá-lo não temendo a reação dos mercados?" Diário Económico, 28/10/2010, reproduzido no Expresso online.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Passei por 'Campoemflor' e trouxe de lá poesia...

'Continuo por aqui ....devagar'




Vim na alquimia do teu sentir

nas peugadas fincadas

do peso da vida com que marcas o caminhar...

Vim na ânsia de aliviar a dor

que o teu olhar espelha

reflexo da escuridão que em ti permanece

Por um feixe de luz

Por um abraço

Por um simples olhar

Vim

E continuo aqui.


BF


(foto minha, janela do castelo de palmela)




"A corrupção tornou-nos um país ainda mais pobre"



Maria José Morgado, entrevista no DN online, 27-10-2010

Nota:
Curta mas grande entrevista de Maria José Morgado ao Diário de Notícias:



terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pintura Viva...

- Imagem recebida por e-mail, cujo autor desconheço -

Passei por 'camionista' e trouxe de lá este recado para a Senhora Presidente da Câmara de Vila de Rei...

'Separador florido'



Vila de Rei

São quase 1500 metros de estrada com separador central ajardinado.
Quando for à minha frente uma moto-enxada com um pequeno reboque, circulando a 4 km/h, quanto tempo levarei eu a fazer o percurso?


(Obrigado pelas flores, Senhora Presidente da Câmara.)




Acabar com eles é preciso!

«Portugal é um dos cinco países, entre 45 membros do Conselho da Europa, que atribui “alojamento de função e outras vantagens financeiras” aos juízes»


26-10-2010


O amigo da Venezuela...



Cartoon de Rodrigo, Expresso online, 25-10-2010

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Juízes têm "privilégios escandalosos à luz da realidade económica do país"...



António Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados, in JN online, 25-10-2010


Morangos...

"Cogito, ergo sum", René Descartes (1596-1650)...



Consta que quando eu tinha 2 anos, portanto há cerca de 50, tive um principio de meningite.

No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, ao meu pai, um médico foi claro: “o rapaz não escapa”.

À minha mãe, o mesmo médico, foi mais suave: “se o menino escapar, ficará...(e fez a tal sinalética com o dedo indicador na testa)...”

Humoral da história: 50 anos depois, estou, felizmente, saudavelmente (?) vivo.

Um homem de convicções, solidário, guerreiro e tonto, dizem os meus amigos.

Um gajo conflituoso, intolerante, violento nas palavras, pessoa a evitar, dizem os outros.

Desleal, ingrato, cobarde e hipócrita, não diz ninguém!

Amém...

Os miúdos vão passar a levar um pacotinho de Casal da Eira para a escola...

O leite com chocolate passa de 6% para 23% de IVA

O vinho mantém-se a 13%

 

Viva José Sócrates!
Viva o Partido Socialista!
Viva Portugal!

Passei por 'Cabo Carvoeiro Memórias' e trouxe de lá esta interessante Aula de História...

'A IMAGEM DO SANTO PADROEIRO DAS BERLENGAS FOI SALVA PELAS TROPAS LIBERAIS'


Depois de longos 60 anos de domínio filipino (de 1580 a 1640) os espanhóis, a muito custo, foram dispensados de nos governarem.
Foi a partir do dia 1 de Dezembro de 1640, dia fatídico para alguns mas de extrema alegria para a maior parte dos portugueses (alguns não aderiram à revolução - “Ceuta” é disso exemplo!).
Apôs a aclamação como Rei de Portugal de D. João, Duque de Bragança - D. João IV, a quem foi dado o cognome de “Restaurador os portugueses, proclamada a independência de Portugal e terminado o domínio espanhol, tiveram pela frente uma árdua tarefa tendo em conta que os espanhóis não aceitavam de bom grado a derrota nem o vexame sofrido.
Um dos primeiros cuidados do novo governo foi reequipar militarmente a Nação, na previsão de graves acontecimentos militares.
Peniche, atendendo à sua posição geográfica, não podia deixar de ser objecto de particular atenção pois era um dos pontos mais vulneráveis do reino para os ataques vindos do mar.
Como é sabido foram de grande monta as obras aqui realizadas para transformar Peniche numa das mais importes Praças Fortes do território nacional e, ao mesmo tempo, ordenou ó Soberano, a João Rodrigues de Sá, que fizesse levantar a planta de uma fortificação para a principal ilha do arquipélago das Berlengas.
A zona escolhida para o efeito, pela sua magnifica posição, constituiria também um dos pontos mais importantes para a defesa da Praça de Peniche já que proporcionava, pelos fogos cruzados com o já edificado Forte da Victoria, situado no extremo do Cabo Carvoeiro, a defesa de uma grande zona de navegação costeira.
Fazia parte da planta de construção uma pequena capela, espaço onde os seus militares pudessem encontrar conforto espiritual, nas horas de aflição perante as atribuições e responsabilidades que lhes estavam confiadas.
Em homenagem a el-rei D João IV foi escolhido para orago da referida capela SÃO JOÃO BAPTISTA’ incluído no calendário litúrgico a 24 de Junho de cada ano.
A sua presença naquele espaço sagrado como sentinela da toda a ilha prolongou-se por perto de dois séculos, o que lhe proporcionou testemunhar os diversos episódios ali vividos durante tão largo tempo.
Das diversas ocupações que ao longo dos tempos a ilha sofreu destaco a de 22 de Julho de 1833, quando foi aquele espaço ocupado por uma força de engajados liberais, em número de cento e cinquenta, tendo à sua frente o coronel Joaquim Pereira Marinho.
Ali estiveram em observação até que, no dia 25 do mesmo mês, a guarnição - fiel a D. Miguel - que se achava então na Praça de Peniche, uma força de quatro mil homens aproximadamente, abandonou a referida Praça. Era Governador o marechal de campo António Feliciano Teles de Castro Aparício que, com os seus homens se foi juntar a outras forças miguelistas.
O coronel Marinho, que foi previamente avisado deste abandono pelos pescadores Francisco Franco Antão e seus filhos, desembarcou em Peniche com aquele punha do de homens, fazendo flutuar em mais um ponto a bandeira dos liberais.
Ao abandonarem o Forte das Berlengas, então chama do “Forte de São João Baptista” - designação que chegou aos nossos dias - para evitarem qualquer destruição que fosse efectuada por futuros ocupantes, em boa hora, resolveram salvaguardar a Sagrada Imagem, bem como as restantes alfaias religiosas Assim as tropas liberais entraram em triunfo em Peniche com a referida imagem que colocaram na Capela da Fortaleza a Capela de Santa Barbara.
Embora nunca lhe tivesse sido destinado espaço próprio no corpo da referida Capela, foi a imagem colocada na sacristia que lhe ficava contígua, por cima do arcaz, com nicho próprio mandado construir para o efeito.
A imagem de São João Baptista do Forte da Berlenga, retirada do culto, faz hoje parte do espólio do Museu Municipal de Peniche onde se encontra devidamente conservada em armazém, esperando um lugar mais adequado à história que a envolve.


APONTAMENTOS DIVERSOS:
No decurso dos anos de 1951 a 1953 a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais procedeu a importantes obras de conservação e restauro do Forte de São João Baptista da ilha da Berlenga, tendo ali sido instalada uma das mais apreciadas Pousadas Nacionais criadas pelo Secretariado Nacional da Informação (SNI).
No espaço onde anteriormente foi a Capela do Forte houve o cuidado, durante o restauro, de conservar a “pia da água benta” junto à porta da entrada, respeitando o seu local original e testemunhando ter ali existido uma casa de oração. Este espaço foi adaptado para servir de sala de jantar da Pousada. Mais tarde a maldade de alguém, decerto com o auxílio de uma marreta, destruiu a única peça que testemunhava ter sido ah a Capela de São João Baptista.
Mantém-se no cimo da muralha que dá para o actual pátio central do Forte (antigo terreiro) o campanário, com posto por duas colunas, onde funcionava o sino. Tinha duas missões distintas o uso dos seus toques: Convidar o pessoal a participar nos actos religiosos que ah se celebraram e substituir a corneta nos alarmes e nos toques militares .
Actualmente o local onde funcionou a sala de jantar da Pousada serve para espaço de convívio. A sala de jantar do Forte passou a funcionar na antiga cisterna, depois de obras de adaptação.


Texto de Fernando Engenheiro




Nota do Zorate:
Faz hoje precisamente um mês, aquando do casamento de uma minha sobrinha (Noiva do Mar, Atalaia, Lourinhã, 25-9-2010), estive a contemplar (ao longe) as Berlengas e o Cabo Carvoeiro.
Aconteceu ao fim da tarde.
Momentos bons eu vivi.
O meu filho 'apanhou-me' nessa contemplação:

domingo, 24 de outubro de 2010

Pintura Viva...


- Imagem recebida por e-mail, cujo autor desconheço -


Passei por 'Brigada Azul' e trouxe de lá este 'mimo' para o árbitro espanhol Carlos Clos Gómez...

'Onde esteve a «Verdade Desportiva» na Turquia?'



«Os adeptos e adversários do FC Porto, verificaram ontem com os seus olhos, a incrível falta de verdade desportiva, espantosamente atirada para a sarjeta, pelo árbitro espanhol Carlos Clos Gómez e comandita!
Como é possível um árbitro com a incapacidade profissional que este demonstrou ter, apitar um jogo internacional e com a importância que teve o Besiktas – Porto?
A UEFA por certo que terá observadores e eu, adorava poder vir a conhecer a classificação atribuída a este gatuno espanhol, neste jogo!»



Nota do Zorate:
Fiz uma demorada visita ao blogue 'Brigada Azul' e não encontrei qualquer referência a erros de arbitragem que tivessem beneficiado o Futebol Clube do Porto.
Esta gente (há em todos os clubes) não percebe que ao ignorar os erros dos árbitros em que o seu clube é beneficiado, fica sem qualquer credibilidade para ser 'ouvida' nas situações em que são prejudicados?

Menina brasileira de dois anos que dá sermão ao pai é sucesso na Internet...

O vídeo de uma menina brasileira de dois anos a dar uma reprimenda ao pai tornou-se um fenómeno de popularidade. Veja o vídeo em baixo

Isabela, de 2 anos, depois de ir buscar alguns brinquedos ao quarto, tentou voltar ao jardim, mas encontrou a porta fechada. Furiosa, regressa ao quarto e pede explicações ao pai: "Por que 'fechar' a porta?".

Uma cena do dia a dia de uma família brasileira que se tornou um verdadeio sucesso no YouTube.



in Visão online, 22-10-2010

sábado, 23 de outubro de 2010

Pintura Viva...

- Imagem recebida por e-mail, cujo autor desconheço -

O século do cacete francês...


Cartoon de Rodrigo, Expresso online, 23-10-2010


Resumo do Modelo 3 de IRS 2011, para os portugueses com rendimentos mais baixos...




 

Passei por 'Barraca Armada' e trouxe de lá a prova de que em Portimão há Funcionários Públicos que fazem alguma coisa...





A dúvida de Agostinho Branquinho, deputado do PSD...



'A dúvida de Branquinho'
Cartoon de Henrique Monteiro


Faz hoje 35 anos que me deixaste à deriva...



Maldito dia 23 de Outubro de 1975 (quinta-feira)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Morango...


(Fotografia de João Marques)


Morto-vivo

«O país assiste à telenovela do Orçamento. E, no meio do drama, existe uma estranha mudez: a mudez do candidato Alegre.


Verdade que Alegre já soltou uns versos sobre o dito cujo, esperando que o ‘Estado social’ não seja ‘descaracterizado’.

Mas tirando esta proclamação vácua, que o Orçamento ainda por cima destrói, o candidato presidencial da Esquerda não tem uma palavra reconhecida e reconhecível sobre um documento central do nosso futuro colectivo. Isto percebe-se? Obviamente, percebe-se: se tivesse conservado a sua ‘independência’ e uma higiénica distância do PS socrático, Alegre poderia emergir nestes tempos sombrios como o salvador ideal de um país desesperado e analfabeto. Só que a ambição foi maior do que Alegre, que se entregou às sereias para ser enxovalhado e castrado por elas.

O Alegre que hoje existe é um morto-vivo: ele fala, ele mexe-se, ele voga por aí – mas ninguém o ouve, ninguém o vê, ninguém conta com ele para nada. Dividido entre as mentiras do PS e as loucuras do Bloco, Alegre é a primeira vítima de um Orçamento que promete fazer várias.

Texto de João Pereira Coutinho, Colunista, CM online, 22-10-2010

 


Saldanha Sanches

«José Luís Saldanha Sanches foi ontem homenageado numa sessão promovida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e pela Universidade Católica. Foi ali lançado ‘Justiça Fiscal’, o último livro que escreveu, quando já sabia que era irreversível a sua doença.


Nestes dias amargos que correm, torna-se mais funda a ausência de uma voz da cidadania que nos abria caminhos de luz por entre os jogos de sombras da política e da economia. Estes dias de tão pouca esperança clamam por exemplos de coragem e inteligência como os que José Luís Saldanha Sanches trazia para a vida pública. Com a política transformada numa incompreensível charada para iniciados, com a fiscalidade remetida para a condição de puro confisco de rendimentos aos que menos têm, falta a preparação técnica de Saldanha Sanches.

Em boa hora andaram a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a Universidade Católica a dar as mãos para tão nobre missão – lançar um belo livro e homenagear o seu autor. Resta-nos acalentar a esperança de que o seu exemplo perdure na memória colectiva e sobretudo frutifique na vida pública e académica.

Só com gente da estirpe de Saldanha Sanches será possível construir um País mais justo e não tanto com a casta hoje dominante.»

Texto de Eduardo Dâmaso, CM online, 22-10-2010


Passei por 'As minhas emoções' e trouxe de lá estas amorosas palavras da Laranjinha...

'Meu Amor'



Hoje falei com o vento
Escutou-me com atenção
Deu-me força, deu-me alento
Afagou meu coração.
Pedi-lhe para levar
Até a ti o meu carinho
Sussurrar ao teu ouvido
E deixar o meu beijinho.
Partiste, foste em missão
Tão grande é a saudade
Estás no meu coração
Preso, em liberdade!...


Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.