Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 2 de maio de 2024

É PORTUGUÊS O MAIS ANTIGO ASTROLÁBIO



Astrolábio português da nau de Vasco da Gama é o mais antigo do mundo.
Resgatado no fundo do mar Arábico, ao largo da costa de Omã, por arqueólogos britânicos em 2014, o instrumento de navegação pertencente à nau “Esmeralda”, naufragada em 1503, foi também autenticado por investigadores como o único astrolábio de disco sólido com uma proveniência verificável e o único exemplar decorado com um símbolo nacional: o brasão real de Portugal.




O fino disco de 175 milímetros de diâmetro e apenas 344 gramas foi analisado por uma equipa de investigadores que viajou até Mascate, Omã, em Novembro de 2016, para fazer imagens laser de uma selecção dos mais importantes artefactos recuperados no local do naufrágio da nau portuguesa.


Como o mais antigo astrolábio autenticado, preenche uma lacuna cronológica no desenvolvimento destes instrumentos icónicos e pensa-se ter sido um instrumento de transição entre o astrolábio planisfério clássico e o astrolábio de roda aberta, que começou a ser usado algum tempo antes de 1517.
Os astrolábios são considerados o mais raro e mais valioso dos artefactos encontrados em locais de naufrágios antigos, existindo apenas 104 exemplares em todo o mundo.

 




Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.