Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 16 de maio de 2024

GROVES - A PRIMEIRA FAMÍLIA NEGRA MAIS RICA DOS EUA



Junius G. Groves 1859 - 1925.
Agricultor, proprietário de terras e empresário Junius G. Groves foi um dos americanos negros mais ricos do início do século XX.
Nascido escravo em Green County, Kentucky, Groves foi mais tarde libertado e juntou-se a outros homens livres no "Grande Êxodo" para o Kansas em 1879, eventualmente encontrando trabalho como agricultor.
Impressionado com a sua forte ética de trabalho e produção, o empregador de Groves ofereceu-lhe nove acres de terra para cultivar em ações.
Em 1884, ele e a sua esposa Matilda tinham poupado o suficiente para comprar 80 acres de terra perto de Edwardsville, Kansas.



Tão bem-sucedido foi o empreendimento que, apenas quatro anos depois, eles tinham adquirido um total de 2.000 acres e substituído a sua barraca de um quarto por uma mansão de 22 quartos.
Groves fez um nome para si mesmo como produtor de batatas, produzindo até 721.500 alqueires num ano - muito longe mais do que qualquer outro agricultor - e ganhando o título de "Rei da Batata do Mundo".
Ele também operou uma loja geral, manteve vários pomares e teve investimentos em vários interesses bancários e mineração.
Groves trabalhou na fazenda até sua morte em 1925.
Ele atribuiu o seu sucesso ao trabalho árduo e devoção interminável de sua esposa e 12 filhos.






Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.