A Marta é uma menina de quatro anos que sofre de leucemia e “precisa urgentemente de um dador compatível para sobreviver”. Tem uma página no Facebook e 5710 fãs naquela rede social.
Quando esta notícia começou a ser escrita, há pouco menos de uma hora, a página “Ajudar a Marta” tinha menos 70 fãs na rede do que tem agora. A campanha dos pais da Marta para encontrar um dador de medula compatível está a crescer e já parece dar frutos.
A página da rede social do momento que pretende “Ajudar a Marta” foi criada, no fim-de-semana passado, pelos pais desta menina de quatro anos, a quem foi diagnosticada uma Leucemia Mioloblástica Aguda no dia 22 de Janeiro de 2009.
A lista de comentários na página é enorme e muitas das pessoas que comentaram dizem já ter visitado os centros de recolha recomendados, para verificar se são dadores compatíveis com a Marta. "Após a criação do blogue e da página no Facebook a adesão aos centros tem sido fantástica e temos tido recolhas em várias empresas que se associaram a esta causa", contou ao DN o pai da Marta. "As mensagens de apoio têm sido várias e têm demonstrado que Portugal é um país solidário", acrescentou.
Outra morada online, o blogue “Ajudar a Marta” (veja os links), foi criada pelos pais da menina e conta a sua história. “A Marta é a nossa filha do meio. Tem 4 anos e em 22 de Janeiro foi-lhe diagnosticada uma Leucemia Mioloblástica Aguda. Este tipo de Leucemia, por ter grandes probabilidades de reincidir, aconselha o transplante de Medula. Como estávamos "grávidos" depositámos grandes esperanças no sangue do cordão umbilical para transplante. Infelizmente os resultados foram negativos e, neste momento, a Marta não tem ninguém compatível na família”, contam no blogue.
Na página do Facebook (veja os links) podem encontrar-se os contactos de vários locais onde podem ser identificados dadores de medula para a Marta, um pouco por todo o país.
As redes sociais como o Facebook são, cada vez mais, um veículo para promover causas sociais como a da Marta. Há uma aplicação nesta rede chamada “Causas”, que para os direitos dos animais, por exemplo, já angariou mais de 45 mil dólares em donativos. Outro exemplo é a causa contra o aquecimento global, que tem mais de dois milhões de membros.
Neste “microcosmos” da sociedade, a repercussão da campanha “Ajudar a Marta” não tem a dimensão das causas globais, mas tem, segundo o pai da Marta, "permitido desmistificar o acto de ser dador: é apenas um acto simples e que pode salvar vidas. Basta uma recolha de sangue nos vários centros dadores."
.
in DN online, 22-4-2009
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário