Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Diz o almanaque Borda d'Água: Dia de S. Martinho I...

- Dia 13 de Abril
- Segunda-feira
- Dia de S. Martinho I (Papa e Mártir)
- Feriado Municipal Móvel em: Alandroal, Avis, Borba, Caminha, Campo Maior, Castelo de Vide, Constância, Crato, Cuba, Freixo de Espada à Cinta, Ílhavo, Mação, Mora, Nisa, Penamacor, Ponte de Sôr, Portel, Redondo e Sousel.
in Borda d'Água 2009
Papa Martinho I


"Martinho I era um Papa italiano natural de Todi, onde nasceu em 590. Eleito em 5 de Julho de 649, foi durante o seu papado que se celebrou pela primeira vez a festa da "Virgem Imaculada", em 25 de Março. Passou mais de três anos, dos seus seis anos de pontificado, no exílio e na prisão. Em 649, convocou um concílio em Latrão, no qual definiu a doutrina católica sobre a vontade e a natureza de Cristo, condenando os monotelistas que só admitiam em Cristo a existência da vontade divina. Afastou os escritos de Heraclio e do imperador Constantino II, que o encarcerou e desterrou para a ilha de Naxos. Foi submetido a maus-tratos e declarado herege, inimigo da Igreja e do Estado. Faleceu em Quersoneso (actual Ucrânia), a 12 de Novembro de 655."
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.