"Estado de Guerra" venceu "Avatar". O filme de Kathryn Bigelow levou para casa seis das nove estatuetas para as quais estava nomeado. Além de melhor filme foi também premiado nas categorias de argumento original, edição e mistura de som, montagem e realização.
A história que retrata a vida de uma equipa militar de desmantelamento de bombas, durante a guerra no Iraque, tornou Kathryn Bigelow a primeira mulher a vencer um Óscar na categoria de melhor realização.
Um "momento de vida" que Bigelow dedicou aos "homens e mulheres das Forças Armadas que arriscam a vida no Iraque, no Afeganistão e no resto do mundo".
O grande rival de "Estado de Guerra" conquistou três prémios, numa noite onde não houve grandes surpresas. O filme de James Cameron "subiu" ao palco, pela direcção artística, pela fotografia e pelos efeitos especiais.
Bullock e Bridges melhores actores
A glória atingiu hoje também Sandra Bullock e Jeff Bridges, eleitos melhor actriz e actor num papel principal.
Bullock comete a "proeza" de vencer o Óscar um dia depois de ter eleita a pior actriz, nos Razzies, com o filme "Tudo sobre Steve". No entanto, a Academia reconheceu-lhe o trabalho em "Um sonho possível", um filme que conta a história (real) de uma família branca que acolhe um jovem negro sem-abrigo.
Uma película que mostra "que as mães tomam conta dos bebés e dos filhos independentemente de onde vêm".
Ao fim de cinco nomeações, Jeff Bridges vence o prémio mais desejado da Meca do cinema pela interpretação em "Crazy Heart". O filme - que retrata a vida turbulenta de cantor country em fim de carreira- correu o risco de não estrear nas salas de cinema e passar, directamente, a DVD.
Dois prémios para "Precious"
O filme "Precious", produzido por Oprah Winfrey, venceu duas estatuetas douradas. Mo'Nique foi eleita melhor actriz secundária e Geoffrey Fletcher ganhou na categoria de melhor argumento adaptado.
Na categoria de melhor actor secundário, o primeiro Óscar a ser entregue, o austríaco Christoph Waltz venceu, sem surpresa, pelo papel em "Sacanas sem lei".
Up - Altamente venceu como melhor filme animado e na categoria de melhor banda sonora
Apesar dos favoritos "O Profeta" e "Laço Branco", a Academia escolheu um filme argentino para melhor película estrangeira. A vitória de "O segredo dos seus olhos" foi a primeira surpresa da noite.
Fontes:
Texto in Expresso online, 08-3-2010
Imagem in Google
Vídeo in YouTube
Sem comentários:
Enviar um comentário