Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Alerta para quem sofre de alergias...


Os níveis de pólenes na atmosfera estão elevados e vão estar a aumentar até à próxima quinta-feira. O alerta é da Sociedade Portuguesa de Alergologia. Aconselham-se cuidados redobrados face aos altos riscos de alergias.

Estudos internacionais indicam que uma em cada seis pessoas no Mundo sofre de alergia sazonal ao pólen. Todos os anos, sobretudo na Primavera, é sempre o mesmo: espirros, nariz a pingar e olhos vermelhos. É o dia-a-dia de quem sofre de alergia a pólenes, também denominada polinose ou mais vulgarmente febre dos fenos.

Para quem sofre de alergia sazonal, os próximos dias implicam cuidados redobrados. É que, segundo o último boletim polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), os níveis de pólen no ar estão elevados e continuarão a aumentar até quinta-feira. O Alentejo é a região mais afectada. Apenas registam níveis elevados ou moderados os arquipélagos dos Açores e da Madeira. O alerta incide sobretudo sobre os pólenes de árvores, azinheira e outros carvalhos, pinheiro e plátano e sobre o pólen da erva parietária.

Segundo o alergologista do Hospital de S. João, no Porto, José Ferraz de Oliveira, os níveis elevados de pólenes esperados para os próximos dias são habituais nesta época do ano. "Deve-se às alterações climatéricas. Quando a dias de alguma pluviosidade seguem--se dias com muito sol e calor, isso faz rebentar tudo quanto é plantas e libertar grandes quantidades de pólenes na atmosfera", explica.

As concentrações mais elevadas de pólenes podem ser previstas no boletim da SPAIC. "É uma informação muito importante, que todos os doentes devem seguir", vinca José Ferraz de Oliveira, aconselhando quem sofre de polinose a evitar actividades ao ar livre, nos próximos dias. O especialista do "S. João" recomenda que se evitem piqueniques ou actividades ao ar livre como desportos, campismo, passeios ou cortar a relva. De igual modo, deve manter-se fechadas as janelas de casa e do carro e usar óculos escuros.

"É importante o doente ter à mão a medicação indicada pelo médico para quando se sentir sintomático. Quem tiver indicação de iniciar terapêutica em períodos de grande precipitação polínica deve fazê-lo agora", conclui.

in JN online, 03-4-2009



Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.