Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 4 de abril de 2009

Diz o almanaque Borda d'Água: Dia de S. Isidoro de Sevilha (catedral de Léon)...

(S. Isidoro de Sevilha)
- Dia 4 de Abril
- Sábado
- Dia de S. Isidoro de Sevilha (catedral de Léon)
in Borda d'Água 2009

(Catedral de Léon)


Isidoro de Sevilha, Santo
(Teólogo agostiniano e bispo espanhol )
556 - 636
Teólogo agostiniano e bispo espanhol de origem visigoda, nascido próximo a Cartagena, Espanha, considerado um dos maiores escritores dos primeiros séculos do cristianismo. de uma ilustre família de origem goda e hispano-romana, destacou-se, desde muito jovem, pela ardorosa defesa do cristianismo.
Literalmente de uma família de santos espanhóis, visto que seus dois irmãos Leandro e Fulgêncio e uma das suas irmãs, Florentina, também são reverenciados como santos, especialmente na Espanha. Frustrado por se considerar menos inteligente que seu irmão Leandro, fugiu de casa, mas certo dia prestando a atenção numa água que caia sobre uma rocha perto dele, observou que apesar da pouca força das gotas que caíam repetidamente sobre a pedra, com o tempo iam aparecendo pequenos buracos na pedra (daí o ditado: água mole em pedra dura tanto bate até que fura).
Então ele percebeu que se persistisse nos seus estudos um dia poderia ser tão conhecedor como o irmão.
Assim, ele voltou a casa e completou seus estudos e após a morte de Leandro completou vários de seus trabalhos como o breviário e o missal, e tornou-se um dos maiores doutores e professores do seu tempo. Após a morte de são Leandro (600), que fundara uma escola em Sevilha para a formação de sacerdotes, sucedeu-lhe como arcebispo de Sevilha por 37 anos.
Dirigiu o Concílio de Sevilha (618-619) e de Toledo (633), que unificou a liturgia da Espanha visigoda e deu impulso à preparação cultural do clero.
Determinado a continuar o trabalho cultural e religioso empreendido pelo irmão e criou novas escolas episcopais e teve como grande mérito nesta meta conseguir que a nobreza visigoda abandonasse o arianismo, heresia que negava a divindade de Cristo.
Sob sua direção ele organizou Sínodos para discutir a hierarquia da Igreja Espanhola e fundou um Seminário em cada Diocese da Espanha.
Ajudou também a converter os bárbaros Visigodos, do Arianismo para a Cristandade.
Mesmo às portas da morte sua casa estava cheia de pessoas que queriam ser abençoadas por ele.
Deixou todos os seus pertences para os pobres e, após sua morte foi reconhecido como santo por todos.
Sua obra mais importante foi Etimologiaelibri, uma enciclopédia em vinte volumes, onde os três primeiros volumes tratavam de artes e os dezassete seguintes sobre aritmética, artes militares, astronomia, dialética, direito, geografia, geometria, gramática, história, mecânica, medicina, mineralogia, música, retórica, teologia, teologia, etc, tornando-se uma das obras mais estudadas na Idade Média.
Quando os Árabes trouxeram o estudos de Aristóteles para a Europa, não foi novidade nem para ele e nem para os estudantes espanhóis, porque o bispo espanhol já tinha introduzido os estudos do filósofo grego aos seus estudantes.
Sua obra ligou o mundo clássico ao mundo medieval.
Outro livro importante de sua autoria foi Origens.
Foi canonizado (1598) e declarado formalmente doutor da igreja (1772) pelo papa Inocêncio XIII.
Está sendo indicado como o patrono da Internet e dos internautas.
Sua festa é celebrada em 4 de Abril.
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.