Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

PELA SUA RICA SAÚDE



 

A cabeça de um adulto pesa cerca de 5 kg, peso tomado como referência, para os valores apresentados na imagem embaixo.
É o pescoço (coluna vertebral) que suporta o peso da cabeça que, dependendo do ângulo de inclinação, variará.
Quanto mais olhamos para baixo, mais pesa e mais esforço faz sobre o pescoço.
Dependendo de que segmento cervical aguenta o peso e a tensão, o peso da cabeça oscila de menos de 5 kg a 22-27kg, dependendo da inclinação.
Com a inclinação de 60 graus, suporta de 22-27 kg, nas vértebras cervicais inferiores, no tórax actuando sobre toda a coluna vertebral.
A abundância de tecidos moles de suporte, músculos, ligamentos e tendões tornam-se tensos e fatigados, aumentando a pressão sobre as articulações e os discos.
Seja nos computadores, nos telemóveis ou até a ler um livro, é importante ter atenção à posição da cabeça (na realidade da postura de todo o corpo).
Facilmente ficamos absorvidos no que estamos a fazer e não verificamos a postura do nosso corpo, passando horas em posições completamente erradas.
E ao longo do tempo as mazelas surgirão.
Cuide-se!
Não faça como eu, que estou há 18 meses com a mobilidade auxiliada por uma canadiana (às vezes duas, raramente sem nenhuma), enquanto espero por uma consulta de neurocirurgia (pedida há cerca de um ano) para avaliar uma possível operação à coluna.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.