sexta-feira, 29 de maio de 2009
Birmânia: Novo site pela libertação de Aung San Suu Kyi...
George Clooney e Bono já deixaram o seu apelo no novo site criado para assinalar o 64º aniversário da líder da oposição birmanesa.
Apoiantes de Aung San Suu Kyi criaram o site http://64forsuu.com/ e são diversas as personalidades mundiais que já deixaram a sua mensagem, entre milhares de apelos para a sua libertação.
São exemplos o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, o presidente timorense José Ramos-Horta, o actor George Clooney, o cantor Bono, o bispo Desmund Tutu ou o futebolista David Beckham.
De Portugal, estavam registadas 13 mensagens até ao início da tarde desta sexta-feira.
Na sua mensagem, José Ramos-Horta considera ser incompreensível que em pleno século XXI, na Birmânia, "um grupo de pessoas não eleitas continue a governar através da repressão, assassínio e medo".
Gordon Brown reconhece que a comunidade internacional não tem agido para conseguir a libertação de Aung San Suu Kyi. "Isso está agora a mudar. O clamor para a sua libertação está a crescer na Europa, Ásia e no mundo inteiro”, disse.
Denominada "64 for Aung San Suu Kyi", a campanha resulta de uma coligação de organizações não governamentais - como a "Burma Campaign UK", a Amnistia Internacional e a "Human Rights Watch" - para exigir a libertação da dirigente birmanesa, aproveitando o facto de completar 64 anos a 19 de Junho.
A campanha coincide também com o julgamento de Aung San Suu Kyi, em curso numa prisão perto de Rangum, sob a acusação de ter violado a prisão domiciliária por ter sido visitada por um norte-americano que chegou a nado à sua residência.
Os seus apoiantes crêem que o julgamento em curso é uma forma de a Junta Militar que governa o país prolongar a sua detenção.
in JN online, 29-5-2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Localizador, desde 2010:
Acerca de mim
- Alberto João
- "Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.
Sem comentários:
Enviar um comentário