...e PCP, na eventual segunda-volta.
«Depois de algum suspense em torno da postura que Manuel Alegre iria ter relativamente ao PS, o tabu foi desfeito ontem à tarde, depois de o ex-candidato presidencial ter reunido, durante cerca de duas horas, com algumas dezenas de apoiantes num hotel em Lisboa: não sairá do PS, não será candidato a deputado e não formará um novo partido para as próximas legislativas.
O vice-presidente da Assembleia da República sublinhou que "não há ruptura com o PS, não há abdicação, nem retirada", mas tão somente "a decisão de continuar, sob outras formas, o combate de sempre pela renovação da vida democrática, pela cidadania e pelo socialismo democrático". »
in JN online, 16-5-2009
«O histórico socialista Manuel Alegre decidiu abandonar o Parlamento, mas não rompe com o PS, assegurando assim que os seus apoiantes continuam dentro do partido como tendência organizada, a Corrente de Opinião Socialista. E se Alegre não vai nas listas eleitorais do PS, estas irão seguramente incluir nomes de militantes socialistas que integram esta tendência.»
in Público online, 16-5-2009
«José Sócrates elogiou hoje Manuel Alegre por não ter optado pela "aventura de criar um partido", lamentando, com ironia, a "desilusão" para aqueles que acreditavam que o histórico socialista abandonaria o PS.
"É uma boa notícia [Manuel Alegre] ter ficado no partido", disse aos jornalistas, na Madeira, o secretário-geral do PS, a quem Alegre telefonou pouco antes de anunciar a decisão de permanecer no partido mas não estar disponível para integrar as listas às próximas eleições. E quanto a isso, Sócrates afirmou: "Compreendo a decisão."
O secretário-geral do PS reconheceu ainda que mantém "naturalmente divergências" com Manuel Alegre, mas sublinhou que também tem por ele "grande fraternidade" e "companheirismo". »
in Público online, 16-5-2009
«O coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, elogiou a coerência e a coragem da decisão anunciada por Manuel Alegre, declarando ter grande confiança nos contributos que o socialista continuará a dar à esquerda.
"É um homem que mostrou uma raríssima coerência e coragem importantíssima para a esquerda" afirmou Francisco Louçã, em reacção ao anúncio de Manuel Alegre de não integrar as listas eleitorais do PS, apesar de se manter no partido.
"Estou certo de que se hoje à noite alguém pensar que com esta decisão Manuel Alegre deixará de ser ouvido ou será menos ouvido, está enganado", acrescentou Louçã, sublinhando o "papel fundamental" que acredita que Alegre terá "na escolha de caminhos importantes na vida política e social em Portugal".
"Quero sublinhar a grande confiança que tenho nos contributos que ele tem dado e certamente continuará a dar", realçou Louçã, que "por uma questão de respeito e integridade" não comenta a relação de Manuel Alegre com o PS, mas mostra abertura para o ouvir em relação a uma maior convergência de esquerda.»
in Público online, 16-5-2009
Nota:
Do PCP não li qualquer reacção, mas...como é o partido mais previsível, não custa muito adivinhar a estratégia: apresenta um candidato próprio para "vender o seu peixe" nos tempos de antena, e apoia Alegre numa eventual segunda-volta...
Este Alegre saiu-me cá um artista...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Localizador, desde 2010:
Acerca de mim
- Alberto João
- "Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.
Sem comentários:
Enviar um comentário