«Se as eleições presidenciais fossem hoje, Cavaco Silva venceria a corrida a Belém sem margem para dúvidas. Manuel Alegre ficaria a mais de vinte pontos percentuais de distância e a sua candidatura parece dividir não só o partido mas também o próprio eleitorado do PS e da CDU.
De acordo com uma sondagem CM/Aximage, o actual Chefe de Estado reúne 60,3% das intenções de voto, enquanto Alegre não ultrapassa os 39,7%. Isto significa que se as eleições fossem hoje Cavaco seria reeleito com mais 20,6 pontos percentuais que o candidato à esquerda.
A candidatura de Alegre parece não reunir consenso dentro do partido e junto do próprio eleitorado do PS. A sondagem revela que 37,8% dos inquiridos que votaram PS nas últimas legislativas prefere Cavaco em Belém. Alegre recolheu 46% das preferências dos socialistas.
O mesmo acontece com o eleitorado da CDU: 50,8% prefere Alegre, mas 30,6% escolhe Cavaco. Só o eleitorado do BE é fiel ao histórico socialista: 81,9% admite votar em Alegre, que anunciou, dia 15, estar disponível para defrontar Cavaco.
Mas a sua candidatura está a dividir socialistas (ver Totoalegre), e Francisco Assis pediu ontem à bancada recato nos comentários: 'Independentemente da opinião que cada um tem (...) devemos esperar pelo momento em que os órgãos próprios do partido vão tomar essa decisão'.
Mário Soares considerou ontem 'inconveniente' discutir neste momento as presidenciais e recusou revelar se apoia Manuel Alegre: 'Não vou responder a essa pergunta. Já lhe disse vinte vezes.' »
in CM online, 22-01-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário