Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 18 de abril de 2024

ABELHAS - Testemunho de um apicultor



 

Publicação de um apicultor local:
"É tarde, e talvez amanhã de manhã eu apague esta publicação, mas acabei de chegar em casa e por enquanto preciso escrever isto.
Hoje à noite recebi uma mensagem de um dono da casa a dizer que tinham um enxame de abelhas na sua sebe, mas estavam preocupados com elas porque algumas crianças lhes tinham atirado água.
Quando eu e o meu amigo apicultor chegámos, o que tinha sido um belo enxame foi reduzido a algumas centenas de abelhas encharcadas, aconchegando-se à volta da sua rainha.
Já apaguei fotos de poças, sebe molhada a fluir e inúmeras abelhas mortas e moribundas que não conseguiram escapar ao ataque; compartilhar essas fotos é inútil.
Colocámos suavemente as abelhas sobreviventes numa caixa de coleção, e esperamos que amanhã, quando tiverem a oportunidade de secar e se instalar, vamos verificá-las e, se necessário, alimentá-las; elas estarão exaustas e talvez (compreensivelmente) defensivas. Eles passaram por muita coisa.
Por favor, ajudem-me a educar os vossos filhos, netos, sobrinhos, vizinhos, colegas de trabalho e amigos que um enxame de abelhas não é perigoso - são criaturas incríveis que estão à procura de um novo lar.
Por favor, não deixem ninguém magoá-los. Basta chamar um apicultor que os realocará com prazer.
Por favor, ajudem-me a divulgar e espero salvar mais abelhas de serem feridas desnecessariamente.
- Um apicultor triste e infeliz."

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.