Roberto Carlos Braga (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941) é um cantor, compositor e empresário brasileiro.
Foi considerado pela revista Rolling Stone Brasil como o 6º maior artista da história da música brasileira.
Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, fundou as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil.
Com a fama, teve êxito ao lado de Erasmo e Wanderlea no programa da Record TV chamado Jovem Guarda, que daria nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro, e que os lançou ao status de ídolos da geração.
Além da carreira musical, estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970) e Roberto Carlos a 300 Quilómetros por Hora (1971).
Na passagem para década de 1970 tornou-se um cantor e compositor basicamente romântico, algo que não modificou desde então.
Logo também mudava seu público-alvo, que deixou de ser o jovem e passou a ser o adulto.
Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano.
Atualmente continua apresentando-se com frequência, e apresenta anualmente o especial intitulado Roberto Carlos Especial, exibido na semana do Natal pela Rede Globo.
Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas, entre os quais Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia.
Segundo a Pro-Música Brasil, Roberto Carlos é o artista solo com mais álbuns vendidos na história da música popular brasileira, tendo vendido mais de 140 milhões de cópias, incluindo gravações em espanhol, inglês, italiano e francês, em diversos países.
Sem comentários:
Enviar um comentário