Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 19 de abril de 2024

PRIMEIRO AUTOMÓVEL A CIRCULAR EM PORTUGAL



A 11 de outubro de 1895, pelas 5 da tarde, chega a Santiago do Cacém o primeiro automóvel a circular em Portugal, uma viatura Panhard-Levassor.
O carro, importado de Paris por D. Jorge de Avillez, um jovem aristocrata rural daquela vila do Litoral Alentejano, havia chegado ao porto de Lisboa uns dias antes.

 


Atravessado o rio Tejo, foi acionado o seu motor, dando início à primeira viagem de automóvel em solo português à velocidade estonteante de 15 quilómetros por hora, tendo provocado tão forte pavor como fascínio entre as populações que acorreram à sua passagem.



Testemunhos orais de quem presenciou este acontecimento, por nós ouvidos nos anos 70 do século passado, referenciam que, durante o percurso até Santiago do Cacém, teria havido o primeiro acidente de automóvel em Portugal, entre o Panhard-Levassor e um burro, tendo este último perdido a vida.


 #catujaleno



Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.