António Manuel de Oliveira Guterres (Lisboa, 30 de abril de 1949) é um engenheiro, político e diplomata português que serve como nono secretário-geral da Organização das Nações Unidas desde 2017.
Guterres foi Primeiro-Ministro de Portugal entre 1995 e 2002 e Secretário-Geral do Partido Socialista entre 1992 e 2002.
Exerceu o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados entre 15 de junho de 2005 e 31 de dezembro de 2015.
No ano seguinte, anunciou a sua candidatura ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas.
Em 5 de outubro de 2016 foi anunciada a vitória de Guterres na eleição para secretário-geral, sendo marcada para o dia seguinte a votação formal no Conselho de Segurança.
Em 6 de outubro de 2016 o Conselho de Segurança votou por unanimidade e aclamação a resolução que recomenda à Assembleia Geral a designação de Guterres como novo secretário-geral das Nações Unidas.
Depois do juramento prestado a 12 de dezembro de 2016, perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, Guterres tomou posse como o nono secretário-geral das Nações Unidas no dia 1 de janeiro de 2017 para um mandato de 5 anos.
Uma curiosidade pouco conhecida:
Quando Guterres saiu do Governo em 2002, retomou ações de solidariedade que sempre fizeram parte da sua vida mas que interrompera quando assumiu o cargo de SG do PS.
Uma dessas ações foi dar explicações de matemática junto de alunos de um conhecido bairro problemático do concelho de Loures: a Quinta do Mocho, em Sacavém.
Explicações que eram dadas à noite, com Guterres a chegar ao bairro e a sair discretamente no seu próprio carro, sem cobrar qualquer valor.
Sem comentários:
Enviar um comentário