...Valadares, Vila Nova de Gaia.
"O nome e a fotografia de um homem, de 52 anos, que está a ser procurado pelas autoridades, foram colocados na campa do cemitério de Valadares, em Gaia. Só que ali o morto deveria ter o nome de Vítor e não de Alfredo.
A "descoberta" terá sido facilita pela Junta de Freguesia de Valadares que, em Dezembro do ano passado, respondendo a um ofício da GNR sobre a morte e enterramento de Alfredo Rosa no cemitério local, deu conta às autoridades de que o nome não constava da lista de sepultamentos.
Soube-se agora que o nome de Frede (diminutivo de Alfredo) está gravado na lápide do jazigo 55 G, mas o corpo enterrado será o de Vítor Manuel Cardoso, que faleceu no dia 17 de Julho de 2008. Supõe-se que haja laços de parentesco entre o morto e o foragido, um indivíduo de etnia cigana que terá vivido em Serzedo, em Gaia, até Agosto ou Setembro do ano passado.
"O jazigo é da mãe de Vítor Cardoso e ele foi sepultado no dia 17 de Julho do ano passado. Temos o processo, que inclui a certidão de óbito. Está tudo correcto. O que se passou depois não sabemos. O cemitério é muito grande e o nosso pessoal não consegue fiscalizar tudo. Além de que as pessoas são livres de decorar o jazigo como entenderem", referiu, ao JN, o presidente da Junta de Freguesia de Valadares, Jorge Soares.
E assim foi feito, com requintes de humor negro. Na campa de Vítor Manuel Cardoso passou a constar uma enorme lápide, "Recordação de esposa, filhos, netos, mãe, irmãos e cunhados", com o nome, data de nascimento e fotografia esmaltada de Frede Rosa. Um homem que estará vivo e que é procurado pela Polícia.
E na campa, dizem frequentadoras do cemitério, não faltam flores frescas, com predominância para as rosas. "Aqui não se fala de outra coisa. Quase todos os dias vai gente àquela campa e aos fim- de-semana juntam-se muitas pessoas a chorar. Ninguém imaginava que uma coisas destas pudesse ser possível", afirmou um morador, que preferiu não se identificar.
O homem tem pendente diversos mandados de captura para cumprimento de penas de prisão e estará envolvido em diversos processos de burla, tendo sido condenado por outros crimes. De acordo com o Diário de Notícias de ontem, o indivíduo estará a ser notificado pelos tribunais de Santa Maria da Feira, de Gaia e de juízos criminais do Porto. Sendo agora certo de que não está sepultado no cemitério de Valadares, as autoridades irão continuar a tentar encontrar Alfredo Rosa. "
.
in JN online, 06-5-2009
Sem comentários:
Enviar um comentário