Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 5 de maio de 2009

Benavente: Morreu Bárbara Ganhão, sobrevivente do sismo de 1909...



Bárbara Ganhão, que faria 106 anos no próximo sábado, foi a única sobrevivente do terramoto de 23 de Abril, há 100 anos.

A única sobrevivente viva do terramoto de 23 de Abril de 1909 em Benavente morreu esta terça-feira, poucos dias antes de completar 106 anos, disse à agência Lusa fonte da autarquia.

Bárbara Ganhão, que faria 106 anos no próximo sábado, morreu esta madrugada no lar de Foros de Salvaterra onde vivia há alguns anos.

Nas várias entrevistas que deu, Bárbara Ganhão relatou como foi retirada de debaixo dos escombros de uma das muitas casas que ruíram naquele fim de tarde de Abril.

"Eu debaixo da terra gritei 'oh senhor Júlio, estamos aqui', mas ele não me ouviu. Andaram várias pessoas por cima de mim e não me encontraram, até que um homem sem querer escavou ao pé da minha cabeça e viu os meus olhos. Lembro-me tão bem dele ter dito: ai ela é tão bonitinha. Tem um olhinho azul", contou ao semanário O Mirante no dia em que fez 100 anos.

A morte de Bárbara Ganhão ocorre no dia em que decorre mais um exercício de treino da capacidade de resposta da protecção civil, desta vez de carácter internacional, o "PTQuake09", com participações de equipas de Espanha, França e Grécia.

in JN online, 05-5-2009


- Benavente, Ribatejo, sismo de 1909 -


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.