"Epidemia - previsão da Organização Mundial da Saúde.
Depois de dois anos calmos, este Inverno corre o risco de ser marcado por uma "epidemia de gripe severa [na Europa]". As preocupações dos especialistas são motivadas por uma estirpe "especialmente virulenta" que em 2007 foi responsável por três vezes mais casos de gripe na Austrália e que deverá agora passar para o Hemisfério Norte. A Organização Mundial da Saúde alerta para a necessidade de reforçar a prevenção do contágio, principalmente nos grupos de risco.
Em Portugal a vacina começa a ser vendida para a semana, a 1 de Outubro. Este ano foram compradas 1,6 milhões de doses, número semelhante ao do ano passado. A imunização é aconselhada para idosos, doentes crónicos e profissionais de Saúde. A grande novidade este Inverno é o facto de as farmácias poderem, pela primeira vez, dar a imunização (ver texto em baixo).
A subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, diz que é importante as autoridades estarem preparadas para um surto severo, mas lembra que "a grande característica da gripe é ser imprevisível". A responsável explica que é "normal haver períodos de fraca actividade gripal seguidos de outros mais severos". E refere que no último Inverno australiano o número de casos já baixou. "Não sabemos se o vírus perdeu força ou se as pessoas estão mais imunizadas por terem contraído a doença e aumentarem as vacinas no ano anterior." Se for esse o caso, o vírus pode chegar à Europa ainda no pico da força.
Todos os anos as autoridades estudam qual o vírus em circulação no Mundo e definem qual será a vacina a produzir. Pela primeira vez em vinte anos a vacina integra imunização para três estirpes.
Das 1,6 milhões de doses compradas por Portugal no Inverno passado, vinte por cento não foram utilizadas. Graça Freitas espera vir a aumentar a taxa de cobertura – já chega aos cinquenta por cento nos idosos com mais de 65 anos, setenta por cento nos que vivem em lares e instituições.
Mas ainda tem números modestos noutros grupos de riscos, como os doentes com problemas respiratórios, renais ou cardíacos e os profissionais de saúde.
FARMÁCIAS PODEM VACINAR
É o primeiro ano em que as farmácias vão poder administrar vacinas aos utentes. A imunização contra a gripe é uma delas. O calendário previsto para a medida entrar em vigor é o mesmo da campanha de vacinação: 1 de Outubro. Graça Freitas diz que a mudança não trará problemas e lembra que os centros de saúde continuam a vacinar.
RECEITA LONGA
Em vez dos habituais vinte dias de prazo-limite para levantar uma receita médica na farmácia, a vacina da gripe pode ser adquirida até Dezembro. É a segunda vez que o Ministério da Saúde alarga a duração da prescrição médica para evitar rupturas de stock nos primeiros dias de Outubro.
OUTUBRO É O MÊS IDEAL
Apesar de poder ser tomada até Janeiro, Outubro é o mês ideal para receber a vacina. Uma imunização atempada previne as primeiras gripes do ano e mantém o efeito nos meses seguintes.
RISCO PARA MAIS DE UM MILHÃO DE PORTUGUESES
Uma época normal de gripe atinge entre dez e15 por cento da população, o que em Portugal representa 1,5 milhões de pessoas. Quando existe uma epidemia, o número de casos sobe. As doses de vacinas compradas pelo País rondam este número. A capacidade de produzir vacinas é limitada porque todos os anos o padrão do vírus é diferente e os laboratórios têm de adaptar o medicamento à estirpe em circulação. Por isso, as autoridades lembram que a imunização é apenas aconselhada para os grupos mais vulneráveis e não para a população em geral. Apesar disso, no ano passado várias empresas, incluindo a Caixa Geral de Depósitos, decidiram adquirir estes produtos para vacinar todos os trabalhadores.
CONSELHOS
Medicamentos
As gripes não são tratadas com antibióticos – não actuam contra vírus, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura.
Medicamentos
As gripes não são tratadas com antibióticos – não actuam contra vírus, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura.
Consulta
Uma pessoa com gripe não deve ir a uma Urgência. Pode antes ligar para o Saúde 24.Tel. 808 24 24 24.
Reduzir o contágio
Lavar as mãos com frequência e evitar o contacto com pessoas infectadas.
Crianças
Não deve ser dada aspirina sem recomendação médica.
NÚMEROS
8 euros é o preço de cada vacina. Quando é comparticipada pelo Estado o valor desce para três euros.
70 por cento dos idosos vacinados é a meta prevista pelas autoridades nacionais para 2010. Neste momento ronda os 50 por cento.
250 000 a 500 mil mortes ocorrem anualmente no Mundo por complicações associadas à gripe.
40 000 a 220 mil são as mortes na Europa, em especial de idosos – mais do que as mortes na estrada."
.
in CM online, 22-9-2008
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário