Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Junta médica nega reforma a juíza com doença bipolar...


"A Caixa Geral de Aposentações negou o pedido de reforma à magistrada Conceição Oliveira, que sofre da doença bipolar, condição que alterna períodos de euforia e depressão. A junta médica que analisou o caso considerou que a incapacidade para trabalhar não é total.
Há dois anos que a juíza Conceição Oliveira sente que lhe falta algo de essencial para que possa voltar a execer bem o seu trabalho. Por essa altura, durante um caso de negligência médica, a juíza começou a sentir ídio pelas testemunhas e as audiências eram-lhe intoleráveis.
Consciente de que não podia continuar a fazer o trabalho devido à doença biploar que lhe foi diagnosticada (condição que provoca alteração de humor, entre a depressão e a euforia), pediu reforma ao Conselho Superior da Magistratura que aceitou o pedido.
Conforme determina a lei, o pedido foi encaminhado para a Caixa Geral de Aposentações. O parecer da junta médica é de que as capacidades da juíza estão parcialmente reduzidas, mas que Conceição Oliveira não está definitivamente incapaz para a profissão.
A solução passa, assim, por um regime de trabalho especial. A juíza esteve de baixa durante mais de um ano e hoje voltou aos Juízos Criminais de Lisboa, embora diga com convicção: "Não vou mais julgar". "
in SIC online, 04-9-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.