"O casal de "superstars" norte-americanas Angelina Jolie e Brad Pitt ofereceu dois milhões de dólares para financiar operações de saúde na Etiópia, de onde é originário um dos seus filhos adoptivos, anunciou a organização beneficiada.
"O Global Health Committee (GHC) anuncia que receberá 2 milhões de dólares [1,4 milhões de euros] da fundação Jolie-Pitt para fornecer medicamentos vitais para os etíopes que sofrem do vírus da sida e de tuberculose", precisou esta ONG num comunicado.
"O dinheiro será utilizado para criar um centro para as crianças que sofrem de sida e de tuberculose na capital Addis Abeba e para ajudar a montar um programa destinado a tratar os casos de tuberculose resistente aos medicamentos e que afectam crianças e adultos", segundo a mesma fonte.
Um centro semelhante existe já no Camboja, também financiado pela fundação criada por Angelina Jolie e Brad Pitt.
"O nosso objectivo é transferir o sucesso que tivemos no Camboja para a Etiópia, onde as pessoas morrem de tuberculose apesar de ser uma doença curável, e de sida, que pode ser tratada", afirmou a actriz.
A clínica de Adis Abeba será baptizada com o nome de Zahara, a menina adoptada na Etiópia pelo casal e que tem agora três anos de idade.
"Esperamos que quando Zahara for mais crescida, ela assuma responsabilidades nesta clínica e continue a sua missão", explicou Brad Pitt.
No final de Junho, a fundação Jolie-Pitt ofereceu um milhão de dólares em prol da educação das crianças atingidas pela guerra no Iraque.
Brad Pitt e Angelina Jolie criam seis crianças, três das quais adoptadas e gémeos nascidos este Verão em França.
A acriz é embaixadora de boa vontade da UNICEF, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, enquanto o companheiro participou, designadamente, em acções de reconstrução no Luisiana (Sul dos Estados Unidos), depois da passagem do furacão Katrina no final de Agosto de 2005."
.
in JN online, 16-9-2008
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário