"Portugal vai ter 320 locais de abastecimento para automóveis eléctricos em 2010, altura em que a aliança Renault-Nissan deverá começar comercializar este tipo de veículos para os consumidores portugueses, disse esta sexta-feira à Lusa fonte ligada ao processo.
O número de postos de abastecimento atingirá os 1.300 no final de 2011, adiantou a mesma fonte.
Este é um dos objectivos do acordo final 'Zero Emission Mobility' entre o governo português e a aliança Renault-Nissan, que sábado será assinado em Lisboa, numa cerimónia que contará com as presenças do primeiro-ministro, José Sócrates, do ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, e do administrador e vice-presidente da Nissan Motor, Carlos Tavares.
O acordo final acontece quatro meses depois do governo e dos responsáveis da Renault e Nissan terem assinado um memorando de entendimento para que Portugal seja um dos primeiros mercados mundiais onde serão introduzidos os modelos de veículos eléctricos da aliança, com introdução prevista para início de 2011.
No âmbito deste acordo, os portugueses que comprarem veículos eléctricos terão benefícios fiscais, quer em sede de IRS ou IRC (caso sejam empresas).
De acordo com a mesma fonte, os incentivos fiscais terão início em 2010, com duração de cerca de cinco anos.
Além disso, o governo pretende que 20 por cento da frota automóvel do Estado tenha emissões zero a partir de 2011, entre outras as medidas que estão a ser estudadas.
Portugal é o primeiro país europeu onde serão introduzidos os modelos veículos eléctricos da aliança Renault-Nissan."
in JN online, 21-11-2008
Sem comentários:
Enviar um comentário