quinta-feira, 7 de maio de 2009
Obama nas pisadas de Bush: Ataque norte-americano mata dezenas de civis...
"Cerca de cem pessoas, maioritariamente civis, morreram na sequência de acções de combate e bombardeamentos levados a cabo pelas tropas americanas no Afeganistão. Washington "lamenta profundamente".
De acordo com relatos de membros da Cruz Vermelha Internacional, muitos dos civis foram mortos quando tentavam escapar aos ataques aéreos norte-americanos, desencadeados pelo recrudescimento dos combates em terra entre as forças afegãs e internacionais e os rebeldes taliban. Em Washington, a secretária de Estado, Hillary Rodham Clinton veio a público lamentar o sucedido, fazendo-se ladear pelos presidentes do Afeganistão e do Paquistão, Hamid Karzai e Asif Ali Zardari, que se preparavam para encontrar pela primeira vez Barack Obama.
Exprimindo "o lamento pessoal e, a solidariedade da administração", a chefe da diplomacia americana não se desviou qualquer milímetro, porém, da nova política de combate ao terrorismo de Washington, centrada no Afeganistão e abordando em conjunto a situação paquistanesa, atendendo às permanentes movimentações transfronteiriças dos insurgentes.
Os combates mais sangrentos ocorreram no distrito de Bala Buluk (província de Farah), onde os taliban estão solidamente implantados. Atendendo a que a zona é controlada pelos rebeldes, sabia-se sobre o sucedido apenas o que foi relatado por uma porta-voz da Cruz Vermelha, Jessica Barry: "A nossa equipa que se deslocou terça-feira ao local viu dezenas de pessoas mortas, entre as quais mulheres e crianças. A maior parte das casas na zona visada estavam reduzidas a escombros". Entre as muitas vítimas estava um membro do comité afegão do Crescente Vermelho, morto juntamente com 13 familiares.
Em Washington, Hamid Karzai disse ter ordenado imediatamente a abertura de um inquérito, garantindo que abordaria o problema no encontro com o presidente norte-americano.
De acordo com a informação disponível, os confrontos foram desencadeados por ataques de insurgentes a duas aldeias, nos quais mataram três polícias e três civis acusados de trabalhar para o Governo. Fontes militares revelaram que os taliban se refugiaram nas casas, disparando daí contra as tropas, que pediram apoio aéreo. "
in JN online, 07-5-2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Localizador, desde 2010:
Acerca de mim
- Alberto João
- "Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.
Sem comentários:
Enviar um comentário