7 de abril de 2024
Em todo o mundo, o direito à saúde de milhões de pessoas está cada vez mais ameaçado.
As doenças e os desastres são as principais causas de morte e invalidez.
Os conflitos estão devastando vidas, causando morte, dor, fome e sofrimento psicológico.
A queima de combustíveis fósseis está, ao mesmo tempo, impulsionando a crise climática e tirando nosso direito de respirar ar puro, com a poluição do ar em ambientes internos e externos ceifando uma vida a cada 5 segundos.
O Conselho de Economia da Saúde para Todos da OMS constatou que pelo menos 140 países reconhecem a saúde como um direito humano em suas constituições. No entanto, os países não estão conseguindo aprovar e implementar leis para garantir que suas populações tenham o direito de acessar os serviços de saúde. Isso corrobora o fato de que pelo menos 4,5 bilhões de pessoas (mais da metade da população mundial) não estavam totalmente cobertas por serviços essenciais de saúde em 2021.
Para enfrentar esses tipos de desafios, o tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é "Minha saúde, meu direito".
O tema deste ano foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de ter acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade, bem como a água potável, ar puro, boa nutrição, moradia de qualidade, condições ambientais e de trabalho decentes e ausência de discriminação.
Fonte: página da OMS
Sem comentários:
Enviar um comentário