Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Subir escadas pode evitar uma morte prematura...


"Dizer 'não' ao elevador e usar sempre as escadas pode reduzir em 15% o risco de morte prematura, para além de ser uma boa maneira de perder peso, afirmam cientistas suíços da Universidade de Genebra.
O estudo, apresentado no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, confirma o que muitos bem sabem: subir escadas faz bem ao coração, e a muitas outras coisas.

Os cientistas da Universidade de Genebra submeteram 69 voluntários que admitiam ter um estilo de vida sedentário a um novo regime - banir o elevador das suas vidas.

Os voluntários, que eram funcionários do hospital da Universidade, passaram a subir e a descer escadas durante 12 semanas, e os resultados foram notórios.

Depois dos três meses de ensaio, todos os voluntários apresentavam uma maior capacidade respiratória, uma tensão arterial moderada e níveis saudáveis de colestrol.

Perderam ainda peso, a cintura diminuiu e apresentaram melhores resultados em sessões de aeróbica.

Calculando diversas variáveis, os cientistas suíços acreditam que os benefícios experimentados por estes voluntários se traduzem numa probabilidade 15% menor de virem a sofrer uma morte prematura.

Os resultados deste estudo necessitam agora de ser comprovados com experiências em maior escala, mas provam que subir escadas é um exercício fácil, acessível e de resultados benéficos."
.
.
in SOL online, 01-9-2008
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.