"Dizer 'não' ao elevador e usar sempre as escadas pode reduzir em 15% o risco de morte prematura, para além de ser uma boa maneira de perder peso, afirmam cientistas suíços da Universidade de Genebra.
O estudo, apresentado no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, confirma o que muitos bem sabem: subir escadas faz bem ao coração, e a muitas outras coisas.
Os cientistas da Universidade de Genebra submeteram 69 voluntários que admitiam ter um estilo de vida sedentário a um novo regime - banir o elevador das suas vidas.
Os voluntários, que eram funcionários do hospital da Universidade, passaram a subir e a descer escadas durante 12 semanas, e os resultados foram notórios.
Depois dos três meses de ensaio, todos os voluntários apresentavam uma maior capacidade respiratória, uma tensão arterial moderada e níveis saudáveis de colestrol.
Perderam ainda peso, a cintura diminuiu e apresentaram melhores resultados em sessões de aeróbica.
Calculando diversas variáveis, os cientistas suíços acreditam que os benefícios experimentados por estes voluntários se traduzem numa probabilidade 15% menor de virem a sofrer uma morte prematura.
Os resultados deste estudo necessitam agora de ser comprovados com experiências em maior escala, mas provam que subir escadas é um exercício fácil, acessível e de resultados benéficos."
.
.
in SOL online, 01-9-2008
.
Sem comentários:
Enviar um comentário