Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Avião da Air France: Airbus poderá ter-se desintegrado no ar...


«Dados preliminares dos exames feitos aos corpos das vítimas do acidente do Airbus da Air France reforçam a hipótese de que a aeronave se teria desintegrado no ar, divulgou hoje a imprensa brasileira.
Segundo a edição electrónica do jornal Estado de São Paulo, o exame preliminar nos corpos de 16 das 228 vítimas do voo da Air France reforça a hipótese de que pelo menos parte do Airbus A330 se desintegrou antes de cair no Oceano Atlântico.

A maioria dos cadáveres já analisados pelos médicos forenses em Fernando de Noronha chegou despida ou apenas com roupas mínimas, sinal de que as vestes podem ter sido arrancadas pela acção do vento (com a despressurização da aeronave), indicou o jornal paulista.
Resta ainda fazer um mapeamento dos assentos em que se encontravam essas vítimas, o que pode indicar a forma como a estrutura se partiu.

Os sítios online dos jornais O Globo e Jornal do Brasil adiantam que estes exames preliminares aos cadáveres indicam que não há sinais de queimaduras, factor que reforça a tese de o avião se ter desintegrado ainda no ar e de que não houve explosão.

O resultado das autópsias deve ajudar o Escritório de Investigações e Análises para a Aviação Civil da França (BEA) a traçar a provável dinâmica do acidente, sobretudo se as caixas-pretas não forem encontradas, revelou o Estado de São Paulo.

Os exames que servirão para verificar as causas de morte começaram a ser feitos na manhã de quinta-feira pelo Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife e, diante das evidências, tudo indica que tenham ocorrido politraumatismos ocasionados pelo choque com a água em alta velocidade.

A possibilidade de afogamento, o que indicaria uma morte posterior à queda do avião, não havia sido verificada até à tarde de quinta-feira. Nos cadáveres, não havia água nos pulmões, o que caracterizaria o afogamento.

Segundo o diário Estado de São Paulo, com os mapas produzidos pela Força Aérea Brasileira (FAB), as equipas de resgate encontraram duas linhas de corpos, distantes 85 quilómetros uma da outra, próximas do ponto virtual de navegação aérea chamado Tasil.
Se o avião tivesse chegado inteiro ao mar, dizem investigadores ouvidos pelo jornal paulista, os corpos deveriam estar próximos, mesmo depois de mais de dez dias à deriva.

Até agora, a única peça grande retirada do mar foi o estabilizador vertical, no qual está fixado o leme. O restante do material recolhido estava disperso num "mar de destroços", como afirmou esta semana a Marinha brasileira.

A identificação dos corpos está dividida em duas fases: em Fernando de Noronha é reunido material para identificação, fundamental no caso da necessidade de se realizarem exames de ADN.

No Recife, os peritos forenses estão encarregues de fazer as autópsias.
Outros 25 corpos devem chegar a Recife durante o fim-de-semana e duas equipas estão preparadas para analisar os cadáveres.

No total, já foram resgatados 44 corpos dos 228 passageiros do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico a 01 Junho e fazia a rota Rio de Janeiro-Paris.»
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in DN online, 12-6-2009

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"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.