«Depois de cinco dias de buscas intensivas, o exército brasileiro recolheu dois corpos do sexo masculino, malas e destroços do Airbus A330.
Dois corpos, uma mala e destroços pertencentes ao Airbus A330 foram recuperados no oceano Atlântico este sábado, anunciou o coronel Jorge Amaral, porta-voz da Aeronáutica brasileira.
"Esta manhã, às 08:14h [11:41 na hora de Lisboa], tivemos a confirmação da existência de destroços e corpos pertencentes ao voo 447 da Air France", disse Jorge Amaral numa conferência de imprensa no Recife.
"Às 09:10 [12:10 em Lisboa], o primeiro corpo foi localizado por um avião, e 20 minutos depois foi resgatado pela equipa da Corveta Caboclo.", explicou.
Segundo a agência France Presse, os cadáveres são de pessoas do sexo masculino e não foram ainda identificados.
As autoridades resgataram ainda uma mala de couro com um bilhete da Air France, uma mochila com um computador e um banco azul que se presume que seja do avião. Está confirmado que o número de série do banco corresponde à aeronave que estava desaparecida.
Dentro das malas encontradas está a identificação dos seus donos, que não foi divulgada e poderá não corresponder aos corpos encontrados.
Os corpos e objectos foram resgatados cerca de 900 km ao largo do arquipélago de Fernando de Noronha, que está a 360 km da costa brasileira.
Segundo a Aeronáutica brasileira, os corpos e destroços foram localizados a cerca de 69,5 km do ponto onde a última mensagem automática emitida pelo Airbus A330 foi enviada.
As buscas continuam no local onde foram encontradas os corpos e restos.
Segundo o jornal O Globo, esta manhã, a Polícia Federal brasileira recolheu amostras de saliva e cabelos dos familiares dos passageiros do voo AF-447 para, através de análises de ADN, poder identificar as vítimas.
O Airbus A330 da Air France desapareceu no meio do Atlântico com 228 pessoas a bordo, na madrugada de 01 de Junho. Até agora, nada do voo havia sido recuperado.
Leme do Airbus A330 partiu-se em pleno voo
O jornal brasileiro Folha Online (Folha de São Paulo) noticiou hoje que uma das 24 mensagens automáticas que o sistema do Airbus A330 enviou (ver texto abaixo) reporta a quebra do leme da aeronave, uma "peça aerodinâmica essencial para o voo".
O jornal brasileiro Folha Online (Folha de São Paulo) noticiou hoje que uma das 24 mensagens automáticas que o sistema do Airbus A330 enviou (ver texto abaixo) reporta a quebra do leme da aeronave, uma "peça aerodinâmica essencial para o voo".
Segundo o jornal brasileiro, que falou com pilotos e mecânicos de aviões Airbus, uma rajada de vento muito violenta pode ter feito o leme partir-se. A Folha fez a tradução técnica da primeira mensagem automática emitida pelo avião, segundo a qual o leme "excedeu o limite que poderia mexer, ou seja, quebrou".
O leme fica na cauda das aeronaves e serve para controlar a sua rota e, segundo a Folha, só pode sofrer inclinações de 25% quando viaja até aos 296km/h. À velocidade a que o Airbus A330 viajava, 840 km/h, a capacidade de inclinação baixa substancialmente.
A Folha acrescenta que "há possibilidade de o estabilizador ter sido arrancado".
Segundo o jornal, há duas explicações possíveis para a quebra do leme: a passagem por uma tempestade muito violenta ou um problema que já existisse na estrutura da peça. No entanto, acrescenta o artigo, "há sempre a hipótese de o computador ter falhado e informado incorrectamente o defeito".
O Gabinete de Inquéritos e Análises francês, que está a investigar o que terá acontecido ao voo AF-447, vai dar hoje uma entrevista sobre os novos resultados do inquérito.
Avião enviou 24 mensagens de erro em quatro minutos
O airbus A330 que desapareceu na madrugada de segunda-feira enviou 24 mensagens ACARS (mensagens de anomalias, falhas de sistema ou do painel de instrumentos) entre as 02:10h e as 02:14h (hora de Lisboa), indicou Alain Bouillard, um dos responsáveis pela investigação francesa ao desaparecimento do voo.
O airbus A330 que desapareceu na madrugada de segunda-feira enviou 24 mensagens ACARS (mensagens de anomalias, falhas de sistema ou do painel de instrumentos) entre as 02:10h e as 02:14h (hora de Lisboa), indicou Alain Bouillard, um dos responsáveis pela investigação francesa ao desaparecimento do voo.
A última mensagem que indicava a posição do avião foi transmitida às 02:10h. Uma das mensagens indicava que o piloto automático tinha sido desligado e outras diziam que havia áreas do painel de instrumentos que não funcionavam.
Numa altura em que o exército brasileiro, responsável pelas buscas da aeronave, admitiu já não saber a localização dos destroços, ainda não é possível entender o que aconteceu ao voo AF-447.
Segundo as autoridades brasileiras, em declarações à Folha Online, as correntes marítimas já terão feito com que o material avistado desaparecesse.
Ontem, Ramon Cardoso, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo brasileiro, admitiu que nenhum dos destroços recolhidos até então pertencia ao Airbus desaparecido.»
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in DN online, 06-6-2009
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