Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 6 de junho de 2009

Acidente Airbus A330: Exército brasileiro encontrou dois corpos e destroços...


«Depois de cinco dias de buscas intensivas, o exército brasileiro recolheu dois corpos do sexo masculino, malas e destroços do Airbus A330.

Dois corpos, uma mala e destroços pertencentes ao Airbus A330 foram recuperados no oceano Atlântico este sábado, anunciou o coronel Jorge Amaral, porta-voz da Aeronáutica brasileira.
"Esta manhã, às 08:14h [11:41 na hora de Lisboa], tivemos a confirmação da existência de destroços e corpos pertencentes ao voo 447 da Air France", disse Jorge Amaral numa conferência de imprensa no Recife.

"Às 09:10 [12:10 em Lisboa], o primeiro corpo foi localizado por um avião, e 20 minutos depois foi resgatado pela equipa da Corveta Caboclo.", explicou.

Segundo a agência France Presse, os cadáveres são de pessoas do sexo masculino e não foram ainda identificados.

As autoridades resgataram ainda uma mala de couro com um bilhete da Air France, uma mochila com um computador e um banco azul que se presume que seja do avião. Está confirmado que o número de série do banco corresponde à aeronave que estava desaparecida.
Dentro das malas encontradas está a identificação dos seus donos, que não foi divulgada e poderá não corresponder aos corpos encontrados.

Os corpos e objectos foram resgatados cerca de 900 km ao largo do arquipélago de Fernando de Noronha, que está a 360 km da costa brasileira.

Segundo a Aeronáutica brasileira, os corpos e destroços foram localizados a cerca de 69,5 km do ponto onde a última mensagem automática emitida pelo Airbus A330 foi enviada.
As buscas continuam no local onde foram encontradas os corpos e restos.
Segundo o jornal O Globo, esta manhã, a Polícia Federal brasileira recolheu amostras de saliva e cabelos dos familiares dos passageiros do voo AF-447 para, através de análises de ADN, poder identificar as vítimas.

O Airbus A330 da Air France desapareceu no meio do Atlântico com 228 pessoas a bordo, na madrugada de 01 de Junho. Até agora, nada do voo havia sido recuperado.

Leme do Airbus A330 partiu-se em pleno voo
O jornal brasileiro Folha Online (Folha de São Paulo) noticiou hoje que uma das 24 mensagens automáticas que o sistema do Airbus A330 enviou (ver texto abaixo) reporta a quebra do leme da aeronave, uma "peça aerodinâmica essencial para o voo".

Segundo o jornal brasileiro, que falou com pilotos e mecânicos de aviões Airbus, uma rajada de vento muito violenta pode ter feito o leme partir-se. A Folha fez a tradução técnica da primeira mensagem automática emitida pelo avião, segundo a qual o leme "excedeu o limite que poderia mexer, ou seja, quebrou".

O leme fica na cauda das aeronaves e serve para controlar a sua rota e, segundo a Folha, só pode sofrer inclinações de 25% quando viaja até aos 296km/h. À velocidade a que o Airbus A330 viajava, 840 km/h, a capacidade de inclinação baixa substancialmente.
A Folha acrescenta que "há possibilidade de o estabilizador ter sido arrancado".
Segundo o jornal, há duas explicações possíveis para a quebra do leme: a passagem por uma tempestade muito violenta ou um problema que já existisse na estrutura da peça. No entanto, acrescenta o artigo, "há sempre a hipótese de o computador ter falhado e informado incorrectamente o defeito".

O Gabinete de Inquéritos e Análises francês, que está a investigar o que terá acontecido ao voo AF-447, vai dar hoje uma entrevista sobre os novos resultados do inquérito.
Avião enviou 24 mensagens de erro em quatro minutos
O airbus A330 que desapareceu na madrugada de segunda-feira enviou 24 mensagens ACARS (mensagens de anomalias, falhas de sistema ou do painel de instrumentos) entre as 02:10h e as 02:14h (hora de Lisboa), indicou Alain Bouillard, um dos responsáveis pela investigação francesa ao desaparecimento do voo.

A última mensagem que indicava a posição do avião foi transmitida às 02:10h. Uma das mensagens indicava que o piloto automático tinha sido desligado e outras diziam que havia áreas do painel de instrumentos que não funcionavam.

Numa altura em que o exército brasileiro, responsável pelas buscas da aeronave, admitiu já não saber a localização dos destroços, ainda não é possível entender o que aconteceu ao voo AF-447.
Segundo as autoridades brasileiras, em declarações à Folha Online, as correntes marítimas já terão feito com que o material avistado desaparecesse.

Ontem, Ramon Cardoso, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo brasileiro, admitiu que nenhum dos destroços recolhidos até então pertencia ao Airbus desaparecido.»
.
in DN online, 06-6-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.