Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 2 de junho de 2009

André Sampaio: O radioamador especialista em resgates em alto-mar...


- André Sampaio, radioamador brasileiro -


«Um radioamador brasileiro terá sido o primeiro civil do Mundo a saber que a Marinha e a Força Aérea brasileira encontraram, esta terça-feira, a 650 quilómetros do arquipélago Fernando de Noronha, destroços que podem ser do avião desaparecido no Atlântico.

A pedido da Marinha e da Força Aérea, o radioamador está ainda a ajudar nas operações de busca. Logo pela manhã, esteve em contacto com barcos que pescam na região e auxiliou a comunicação entre os aviões da Força Aérea. Foi então que interceptou uma comunicação entre os pilotos brasileiros apontando a descoberta dos destroços.

O radioamador é proprietário de uma pousada em Fernando de Noronha, Pernambuco, e, durante a tarde desta terça-feira, uma funcionária da pousada contava, ao JN, que André Sampaio estava "com muito trabalho" e que não sairia do gabinete onde tem o equipamento de radioamadorismo. Além de uma pousada, André Sampaio é também proprietário de um restaurante.

Esta segunda-feira foi a própria Marinha que solicitou a ajuda do radioamador, que já tinha auxiliado nas buscas de um veleiro sul-africano, o Dalkiri, que naufragou, em Maio, devido a uma tempestade, a dois mil quilómetros da costa do Rio de Janeiro.

Ao Jornal de Santa Catarina, André Sampaio afirma que participa sempre "no apoio a todos estes desastres. Não é hóbi, é para servir ao próximo".

Radioamador há 30 anos, o hoteleiro já recebeu medalhas da Marinha e da Aeronáutica. Em casa, na sua sala de 20 metros, tem vários computadores, rádios e amplificadores. No exterior tem três antenas, uma com 18 metros e duas com 24 metros.»

in JN online, 02-6-2009


- Fernando de Noronha -


2 comentários:

Ivan Evangelista Jr disse...

Ola André, estou em Marília-SP, neste momento estou assistindo o programa da Record e a sua entrevista. Parabéns pelo seu trabalho como radioamador, sou radioescuta e sei o valor dos operadores de rádio nestes casos de acidente.
Ivan Evangelista Jr

Anónimo disse...

Oi André sou radioamador e tive o prazer de conhecer o arquipélago de Fernando de Noronha, e suas antenas, até tirei uma foto, meus amigos perguntarão por que tirei foto de antenas tive que explicar sobre o assunto, ainda no avião estava observando e vi suas antenas, como radioamador fiquei curioso em saber que tipo de antena era e em que banda operava, fiquei pouco tempo na ilha, minha passagem foi rápido, mais queria conhecer a vossa senhoria, passei enfrente sua pousada e até perguntei ao motorista da van que nos levava de volta ao aeroporto se te conhecia e ele disse que sim e que você auxiliava barcos a deriva fiquei muito chateado por não conhecê-lo, mais espero que em 2011 volte ao arquipélago e fique hospedado em sua pousada, meu nome é Adan Pita PU2LHE e PX2Y8856, só depois que voltei para São Paulo que pesquisei sobre os auxílios aos desastres e fico muito feliz por ter radioamadores como você.

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.