.
O pico da epidemia de gripe deverá ser atingido esta semana ou na próxima, revelou hoje à agência Lusa fonte da Direcção-Geral de Saúde (DGS).
"Ainda pensamos que não estamos no auge da epidemia. O auge deverá ser atingido nesta semana que estamos a entrar ou na seguinte", disse Mário Carreira, coordenador do dispositivo da DGS para a monitorização dos serviços de urgência.
A taxa de incidência da actividade gripal da semana passada foi, segundo o responsável, de 113 casos por cem mil habitantes. "Em 2005 essa taxa subiu aos 163. A intensidade ainda não é tão alta como poderá vir a ser", afirmou.
Para Mário Carreira, as medidas existentes "parecem ser suficientes" para combater um problema que "é generalizado no país".
O responsável sublinhou que é importante alertar a população para "evitar ao máximo os serviços de urgência hospitalares" e reservá-los para os casos graves, "idosos, pessoas com doenças crónicas, complicações graves da gripe e bebés".
CONSELHOS PRÁTICOS DA DGS
Cuide-se:
- Descanse; - Beba muitos líquidos (água e sumos, de preferência sem açúcar); - Não se agasalhe demasiado; - Tome medicamentos para a febre e dores (paracetamol, mesmo para crianças e grávidas; os adultos também podem tomar aspirina); - Não dê aspirina às crianças, sem ser por recomendação médica; - Não tome antibióticos, porque não actuam nas doenças virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura; - Se viver sozinho, especialmente se for idoso, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.
Se tiver uma doença crónica ou se os sintomas se prolongarem ou agravarem, contacte o seu médico assistente.
Evite transmitir a gripe:
- Reduza os contactos com outras pessoas; - Lave frequentemente as mãos com água e sabão; - Se tossir ou espirrar proteja a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou use o antebraço e não as mãos - lave as mãos;
- Para se assoar use lenços de papel de utilização única - lave as mãos.Se tiver dúvidas, telefone para a linha Saúde 24 - 808 24 24 24
.
in Expresso online, 29-12-2009
Sem comentários:
Enviar um comentário