Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Rato faz hoje 40 anos...


Foi em 9 de Dezembro de 1968 que o primeiro 'rato' de computador conheceu a luz do dia.


A primeira apresentação pública do 'rato' de computador foi protagonizada por Douglas Engelbart, engenheiro do Stanford Reasearch Institute (SRI), durante a conferência Fall Joint Computer realizada em São Francisco em 9 de Dezembro de 1968.

Mas, o primeiro protótipo deste equipamento que veio facilitar as interacções homem com o computador - uma primitiva caixa em madeira com dois rolamentos perpendiculares que permitiam reproduzir os movimentos no ecrã - tinha sido criado nos laboratórios do SRI em 1963, mas só seria mostrado a funcionar à comunidade científica quatro anos mais tarde.

Entretanto, o invento acabou por só ser patenteado em 1970, com o nome "indicador de posição x-y através de uma sistema de indicador".


in Expresso online, 09-12-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.