"O líder do BE, Francisco Louçã, admitiu esta sexta-feira apoiar uma candidatura independente da vereadora Helesa Roseta (ex-PS) à Câmara de Lisboa, nas autárquicas do próximo ano.
Sem querer “pôr a carroça à frente dos bois”, o líder bloquista fez depender o apoio “do trabalho, do diálogo”, evitando pronunciar-se especificamente sobre a possibilidade de vir a apoiar a ex-militante socialista.
Louçã lembrou que normalmente o partido concorre sozinho, mas admite excepções, onde cabem movimentos independentes com “trabalho e programas concretos de oposição”. É caso de Helena Roseta, admitiu, que tem “um movimento forte em Lisboa, uma oposição com propostas e que tem uma preocupação com os problemas dos lisboetas”.
O BE rompeu recentemente com José Sá Fernandes, que em 2005 foi eleito nas listas do partido como vereador independente.
“RETIRAR MAIORIA ABSOLUTA AO PS”
Na apresentação da moção de orientação que levará à VI Convenção Nacional do BE, a 7 e 8 de Fevereiro, Louçã prometeu “empenhar-se totalmente” em “retirar a maioria absoluta” ao PS nas próximas eleições legislativas.
Para o líder do BE, “se a esquerda socialista crescer, se o BE crescer, o PS perderá a maioria absoluta”.
No entanto confrontado com algumas sondagens que colocam o BE como terceira força política, à frente do PCP, Louçã disse que esse “não” era um objectivo."
in CM online, 05-12-2008
Sem comentários:
Enviar um comentário