Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Dia da Mão Vermelha





Hoje, quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2015, comemora-se o Dia da Mão Vermelha.
Você sabia? Eu não. 
Este dia é um pedido mundial a todos os líderes políticos e militares para deixarem de recrutar crianças para a guerra. 
O recrutamento de crianças e adolescentes para a guerra é uma realidade em vários países do mundo, surgindo a data como uma chamada de atenção internacional para esta realidade.
O Dia da Mão Vermelha surgiu em 2002 por iniciativa da ONU, precisamente a 12 de Fevereiro, com a instituição do Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança (assinado por mais de 100 países).
Apesar da existência de convenções internacionais contra o uso de crianças na guerra, estima-se que o número de crianças soldados espalhadas pelo mundo ande entre 300 e 500 mil (entre elas um terço são raparigas). 

Quinta-feira Feliz para Todos! 



Imagem in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução há 66 anos.