Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (AJoão)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Dia da Mão Vermelha





Hoje, quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2015, comemora-se o Dia da Mão Vermelha.
Você sabia? Eu não. 
Este dia é um pedido mundial a todos os líderes políticos e militares para deixarem de recrutar crianças para a guerra. 
O recrutamento de crianças e adolescentes para a guerra é uma realidade em vários países do mundo, surgindo a data como uma chamada de atenção internacional para esta realidade.
O Dia da Mão Vermelha surgiu em 2002 por iniciativa da ONU, precisamente a 12 de Fevereiro, com a instituição do Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança (assinado por mais de 100 países).
Apesar da existência de convenções internacionais contra o uso de crianças na guerra, estima-se que o número de crianças soldados espalhadas pelo mundo ande entre 300 e 500 mil (entre elas um terço são raparigas). 

Quinta-feira Feliz para Todos! 



Imagem in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em auto-construção há 58 anos.