Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (AJoão)

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Quando pensa em Eanes, Sampaio da Nóvoa está a pensar criar um partido político no Palácio de Belém?


"Penso em Eanes quando penso na minha candidatura"

(Sampaio da Nóvoa em entrevista ao Jornal de Notícias)



Ora, veio-me à memória aquele dia do ano de 1980 em que Mário Soares decidiu retirar o apoio à recandidatura de Eanes à Presidência da República. 

Como a vontade dos restantes membros do Secretariado (Zenha, Constâncio, Guterres, entre outros, que ficaram para sempre conhecidos como membros do ex-Secretariado) do Partido Socialista - Sede Nacional era contrária à sua, Soares abandonou o cargo de Secretário-Geral do partido.




Também me veio à memória que Eanes não resistiu à tentação de criar, a partir do Palácio de Belém, um partido político, o PRD, que obteve 17,92% nas Legislativas de 1985, que dividiu o eleitorado Socialista, e valeu a maior humilhação eleitoral do PS (20,77%), com Almeida Santos a dar a cara como "candidato" a primeiro-ministro.






Quando pensa em Eanes, Nóvoa estará a pensar em repetir aquela proeza? 

O que é feito da memória de Mário Soares? 
O que é feito da memória colectiva do Partido Socialista?




Imagens in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em auto-construção há 59 anos.