Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 1 de dezembro de 2018

1 de dezembro de 1640 - Restauração da Independência de Portugal


Com vídeo embaixo





Hoje, 1 de dezembro de 2018, relembro a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.
A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a união ibérica, entre Portugal e Espanha.
A união ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha.
Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão.
Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis D. Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.
O dia da Restauração da Independência, 1 de dezembro, é feriado nacional.
A partir de 2013, como parte de um pacote de medidas que visavam aumentar a produtividade, o governo português de Passos Coelho e Paulo Portas tinha decidido eliminar o feriado de 1 de dezembro.
No entanto, a comemoração da Restauração da Independência Portuguesa foi retomada como um feriado em 2016, com o governo liderado por António Costa, executivo conhecido por "geringonça".
Viva Portugal!











Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.