Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 11 de maio de 2021

MEMÓRIAS - VIVER E MORRER EM NOME DAS FP-25



 

Esta manhã estive cerca de 4 horas agarrado a este livro.
Desde o seu lançamento, em 2005, foi a terceira ou quarta vez que o fui buscar à estante.
A leitura das suas 355 páginas não é nada fácil para quem conheceu e foi amigo de muitos dos intervenientes na coisa.
Não, não fiz parte das FP-25, mas... participei na fundação da OUT (Organizão Unitária de Trabalhadores), que foi a componente legal do Projeto Global que, para além da OUT (mais tarde FUP - Frente de Unidade Popular), tinha outras componentes. Uma dessas componentes era a ECA (Estrutura Civil Armada) que eu soube, através deste livro, usou publicamente, nas suas ações armadas, a designação de Forças Populares 25 de Abril.
Ou seja, andei perto do "lume" e só não me queimei porque, depois de participar em meia-dúzia de reuniões, tive a intuição que havia ali algo que estava errado e saltei fora.
Resumindo: num vida repleta de erros, algumas vezes tive a sorte do meu lado. 🙂

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.