Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Acidente do ATR 72 no Brasil



Acidente do ATR 72 no Brasil.


1) O que sabemos:
- 62 vítimas confirmadas
- Avião entrou em perda e logo depois em "flat spin", queda do tipo "folha morta" da qual é quase impossível recuperar
- Este tipo de avião tem uma má relação com condiçǒes de formação de gelo como aquelas que foram reportadas no momento do acidente.
- Perda de controle pode acontecer por acumulação de gelo nas asas ou no estabilizador horizontal. Motores e respetivas hélices também lidam mal com o gelo
- Sistemas de proteção anti gelo nos ATR tem vindo a ser melhorado na sequência de
acidentes anteriores mas continua mais reativo que preventivo.
- Agua de chuva super gelada, água que continua em estado líquido com temperaturas abaixo de Zero graus Celsius, será um fator a ter em conta nestas condiçöes
- Caixas negras irão dar resposta a quase todas as dúvidas.


2) Investigação do trágico acidente aéreo ocorrido no Brasil será liderada por um departamento da Força Aérea Brasileira, FAB, com a colaboração dos fabricantes do avião, dos motores e de quem mais a FAB achar conveniente. O Bureau d´Enquêtes et Analyses (para a segurança da aviação civil) de França foi já convidado a participar. De acordo com o Anexo 13 da ICAO, Organização Internacional da Aviação Civil, um relatório preliminar deverá ser divulgado até 30 dias após a ocorrência. Habitualmente estes relatórios preliminares são pouco mais que uma formalidade e quase nada acrescentam ao que já se sabe. O relatório final deverá ser entregue no prazo de um ano e incluir conclusões e recomendações. Este período nem sempre é suficiente podendo prolongar-se por mais tempo se as circunstâncias o justificarem. Casos há em que a investigação é inconclusiva (ver MH370) e o processo fica suspenso indefinidamente.


3) Importante. O ATR72 da Voepass que se despenhou no Brasil sofreu danos estruturais depois de ter batido com a cauda (tail strike) na pista ao aterrar em Salvador no passado mês de Março. Foi para manutenção e só voltou a voar em Julho. Depois sofreu uma despressurização em voo e voltou para as oficinas. Alguns dias depois retomou a operação comercial. Este será um ponto a merecer a maior atenção por parte dos investigadores.

Texto de José Correia Guedes, in 'O Aviador'



 

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"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.