Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 24 de agosto de 2024

PONTE VASCO DA GAMA



 

Vasco da Gama é uma ponte suspensa que atravessa o rio Tejo perto de Lisboa, Portugal.
É a ponte mais longa da Europa, com um comprimento total de 17.200 metros; a ponte atravessa o estuário do rio Tejo ligando as cidades de Sacavém e Montijo.
Tem o nome do navegador português Vasco da Gama.
Foi concebida para resistir a um terramoto 4,5 vezes mais forte do que o terramoto que atingiu Lisboa em 1755 (estimado em 8,7 na escala de Richter).
Pode suportar uma velocidade de vento de 250 km/h.
Pilares de apoio enterrados em profundidade maior, 2,2 e 1,7 metros de diâmetro, atingem uma profundidade de 85 metros abaixo do nível do mar.
Foi projetado para durar 120 anos.
Devido ao seu comprimento, era necessário ter em conta a largura do terreno para colocar corretamente os pilares (caso contrário, haveria uma diferença de 80 centímetros no final da ponte).
A largura da ponte é de 30 metros e a abertura principal é de 450 metros.
A construção da ponte começou em 1995 e o tráfego rodoviário começou em 29 de março de 1998, após apenas 18 meses e pouco antes da Expo 98, a feira mundial, 500 anos desde que Vasco da Gama descobriu a rota marítima Europa-Índia.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.