Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 5 de outubro de 2024

A 5 de Outubro de 1910, a família real embarca na Ericeira no iate Amélia, tendo como destino Gibraltar





No dia 4 de Outubro de 1910 estava em marcha a revolução republicana. Dois cruzadores tomados pelos revoltosos, o Adamastor e o São Rafael, bombardeiam o Palácio das Necessidades. São atingidos os aposentos da Rainha Dona Amélia, que se encontrava no Palácio da Pena em Sintra.



Às duas da tarde, o Rei Dom Manuel II decide abandonar o Palácio das Necessidades e partir em direção a Mafra com uma pequena escolta militar. A maioria das forças do exército tinha assumido uma posição neutral.
Foi o princípio do fim da monarquia. A saída do Rei Dom Manuel II de Lisboa teve um forte significado emblemático e moral.




No dia seguinte, a 5 de Outubro, enquanto é proclamada a República em Lisboa, a família real embarca na Ericeira no iate Amélia, tendo como destino Gibraltar.








Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.