Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 5 de outubro de 2024

Caniçada, Vieira do Minho



 

Caniçada é uma povoação portuguesa do Município de Vieira do Minho que foi sede da extinta Freguesia de Caniçada, freguesia que tinha 455 habitantes em 2011.
Caniçada situa-se na margem esquerda (sul) da albufeira da barragem a que deu o nome, a Barragem da Caniçada.
A Freguesia de Caniçada foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, tendo o seu território sido integrado na então criada União das Freguesias de Caniçada e Soengas, territorialmente contínua.
A Freguesia de Caniçada era uma das poucas freguesias portuguesas territorialmente descontínuas, consistindo em duas partes de extensão semelhante, separadas pela antiga Freguesia de Soengas, do mesmo município: uma parte a montante, ligeiramente menor (onde se situava a sede da freguesia), e uma parte a jusante, com habitação dispersa.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.